CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

9 sintomas de câncer que todos ignoram e como tratar

O que está por trás da tosse frequente ou do cansaço em excesso? Veja alguns sintomas comuns que podem ser câncer

de Amar Assist, 4 OUTUBRO de 2018

Sitomas simples mas que podem ser câncer

Dor no corpo, febre que vai e volta, cansaço em excesso. O que poderia estar por trás desses sitomas comuns que custumam ser ignorados pela maioria das pessoas ?

Para chegar a um diagnóstico conclusivo de câncer, é necessário uma série de exames para que demais opções sejam descartadas.

Entretanto, alguns sintomas são comuns e devem ser observados com mais atenção.

9 sintomas de câncer mais frequentes que passam despercebidos:

1) Perda de peso repentina

Um estudo realizado pela Universidade Oxford e Exeter na Inglaterra, concluiu que a perda de peso de forma repentina é um sinal de alerta que deve ser levado em consideração no que se refere a questão de sintomas de câncer.

A pesquisa mostrou que, perder peso de forma não intencional estava classificado como segundo sintoma relacionado a diversos tipos de câncer.

A perda de apetite é um sintoma frequente, isso se dá pelo fato que alguns tumores se acoplam em regiões próximas ao intestino e estômago, fazendo com a pessoa afetada tenha uma perda de apetite.

Outro fator, é o acumulo de líquido dentro do abdome ocasionado pela doença, que dificulta a tolerância aos alimentos.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


2) Feridas que demoram para cicatrizar

De acordo com o cirurgião oncologista Guilherme Filho, o surgimento de feridas em determinadas partes do corpo que demoram para cicatrizar podem ser considerados um sinal de câncer em fase inicial.

Devido a doença, o sistema imunológico fica fraco ocasionando a diminuição das plaquetas responsáveis por ajudar na cicatrização dos ferimentos.

No entanto, a cicatrização também demora para ocorrer em pessoas portadoras da diabetes, com isso, a importância de uma avaliação médica antes de tirar qualquer tipo de conclusão.

3) Cansaço extremo em atividades simples

Sentir cansaço ao extremo é um sinal de alerta. Diferente do cansaço que sentimos ao longo de uma jornada de trabalho, atividades físicas ou estudo, o cansaço frequente, mesmo após um longo descanso ou um boa noite de sono, mostra que algo não está normal.

Pessoas diagnosticadas com câncer costumam sentir muito cansaço, sendo comum o desenvolvimento de anemia.

O cansaço passa ser intenso e é sentido pela pessoa até mesmo ao subir uma escada ou uma simples tarefa, como arrumar a cama.   

4) Tosse persistente ou rouquidão

Existem diversos fatores que ocasionam a tosse, em sua maioria não é câncer.

Entretanto, quando a tosse se torna prolongada e acompanhada de sangramento é motivo de preocupação. 

É importante procurar ajuda médica para que seja realizado uma série de exames como raiox- do tórax ou tomografia para que se chegue à um diagnostico final.

O câncer é uma doença degenerativa, seu diagnostico tardio é um dos fatores que dificultam o tratamento, afirma o cirurgião oncologista Guilherme Filho.

5) Alterações nas fezes

Os principais sintomas do câncer de intestino são fezes muito duras, diarreias, fezes seguidas de sangramento ou dor na barriga.

Apesar dos sinais serem comuns também em infecções intestinais ou hemorroidas, as variações que ultrapassam fezes por mais de 6 semanas, devem ser levadas em consideração.

Ao identificar esses sintomas, é importante que se procure ajuda médica para realização de exames que identifiquem o problema, especialmente em casos de pessoas com mais de 50 anos.

6) Dor que não passa

Dor em determinada parte do corpo que não alivia com remédio ou repouso pode ser indicio de câncer.

A dor é comum às pessoas diagnosticadas com a doença, em especial quando o tumor é no cérebro, nos ossos, ovário, testículos ou intestino.

7) Manchas na pele

Câncer de mama, pâncreas e fígado costumam apresentar manchas ou alterações na pele.

As manchas podem ser de cores, tamanhos e formatos diferentes, tudo isso são sinais que algo errado pode estar acontecendo com o seu corpo, afirma a médica dermatologista Bettina Sanson.

8) Sangramentos

Nem todo sangramento indica câncer, mais é importante se atentar para alguns sintomas como presença de sangue nas fezes, que pode indicar a presença de um tumor no intestino.

Se o sangramento for na urina pode indicar câncer de bexiga e rim, no vômito, câncer de estômago e esôfago, no escarro, tumor no  pulmão, se o sangramento for vaginal, pode indicar câncer no colo do útero.  

9) Dor e urina escura

Apesar de ser um sintoma muito comum na infecção urinaria, pessoas que possuem câncer na bexiga ou na próstata sentem muita dor ao urinar e urinam com frequência, podendo vir ou não acompanhada de sangue.

Um exame de urina é capaz de descartar essa possibilidade.

Estou com suspeita de câncer, como tratar?

Se você identificou um ou mais sintomas de câncer, é importante procurar um médico.

Apesar de muitos sintomas serem comuns ou associados a doenças de fácil tratamento, muitos acabam por ignorar os sintomas ou se automedicar.

É importante lembrar que o câncer tem tratamento e quanto mais rápido a doença é descoberta, maiores são as chances de cura.

Nenhum sintoma, por menor que seja dever se ignorado, principalmente se ele existir há mais de um mês.