• área do cliente
  • Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

    Clique aqui

    A vida após a morte em diferentes religiões

    Descubra o ponto de vista de várias religiões sobre o tema vida após a morte

    A vida após a morte em diferentes religiões

    A vida após a morte é um tema que gera muitas controversas, tanto para as pessoas que seguem alguma religião, como para aquelas que não seguem. Nossos clientes de planos funerários a valores acessíveis sempre tocam no assunto em conversa com nossos consultores. Saber o que acontece e se de fato existe a vida após a morte, é tido para os cientistas como um mistério, afinal, ninguém que morreu, voltou para contar.

    Já para as religiões, o conceito de vida após a morte é visto de várias maneiras, enquanto alguns não acreditam nessa existência, outros acreditam que após a morte, a pessoa falecida ressurge por meio da reencarnação. A seguir, confira o ponto de vista de diversas religiões sobre esse conceito.

    A Vida após a morte no Espiritismo

    Para os espiritas, a vida após a morte é apenas uma passagem para uma jornada que deve ser concluída pelo espírito, onde o mesmo passará por uma evolução até chegar na reencarnação. Quando o corpo físico morre, o espírito se torna consciente, vivo e liberto.

    Segundo a visão espírita, as pessoas consideradas boas, que fizeram muitas caridades evoluem de forma fluida, já as pessoas consideradas pecadoras passam a ter uma oportunidade de reparar seu erro por meio da reencarnação.

    A Vida após a morte no Islamismo

    Para as pessoas que são adeptas do islamismo, a questão vida após a morte é parecida com o cristianismo em alguns pontos. Eles acreditam que quando o corpo que é a matéria morre, o espírito que é a alma poderá ter dois destinos: o Céu ou o inferno, e quem decide se aquele espírito vai para o céu ou inferno é Alá de acordo com os atos realizados aqui na terra.

    O Islamismo possui uma lei extremamente rígida que para eles vale a pena ser seguida. Os praticantes do islamismo acreditam que após a morte aqueles que foram fiéis a Alá irão desfrutar de:

    • Vida eterna no paraíso.
    • 80 mil servos a seu dispor.
    • 72 virgens.

    A Vida após a morte no Budismo

    Os praticantes do budismo acreditam na reencarnação semelhante aos espíritas, a única diferença é que essa reencarnação de vida após a morte pode surgir de forma um pouco diferente. Para os budistas, a pessoa que teve uma má conduta em vida pode ter sua alma reencarnada em uma barata ou até mesmo em uma pulga.

    Já aqueles que tiveram boas obras podem reencarnar no corpo de um príncipe ou uma águia. Para eles, o ciclo de reencarnação permanece até o espirito se libertar do carma, quando isso finalmente acontece, a pessoa reencarna de forma definitiva, podendo surgir em 6 mundos diferentes:

    • Celestial.
    • Humano.
    • Animal.
    • Guerreiro.
    • Insaciável.
    • Infernal.

    A Vida após a morte na Umbanda

    A religião umbandista acredita em vida após a morte. Para eles, a alma pode ser levada para sete linhas diferentes que são guiadas por orixás ou outras entidades divinas, tudo vai depender da vida que a pessoa levou aqui na terra.

    Os umbandistas acreditam na reencarnação do espírito após a morte. Se a pessoa teve boas obras, ela irá reencarnar podendo ser um espírito protetor, já aqueles que foram maus irão reencarnar em forma de espíritos perturbadores.

    A Vida após a morte no Catolicismo

    A crença do catolicismo sobre vida após a morte é a mais popular no Brasil.

    A religião prega que o ser humano é composto por:

    • Corpo físico.
    • Alma.
    • Espírito.

    Quando o indivíduo morre, ocorre uma separação, o corpo volta para a terra, o espírito volta ao lugar de onde veio (Deus) e a alma pode ir para o céu, o inferno ou o purgatório. As pessoas que obedecerem aos ensinamentos deixados por Jesus, poderão usufruir do céu ou paraíso, lugar onde não há sofrimento ou dor.

    Para aqueles que fizeram mal na terra, o lugar que os esperam é no inferno, um dos lugares mais temidos no cristianismo, onde haverá fogo, sofrimento, demônios e ranger de dentes. Para eles, uma vez indo para este lugar, não há mais volta.

    Para a Igreja Católica, as pessoas que não foram boas como deveriam para irem para o paraíso, mas também não foram más ao ponto de irem para o inferno, após a morte, o destino que as esperam será no purgatório. ​​​​​​​Neste lugar, seus espíritos ficarão por um tempo indeterminado e só podem sair de lá mediante muitas orações por aquela alma.

    A Vida após a morte para o judaísmo

    Na religião judaísta, as pessoas acreditam que a morte não é o fim, mas a libertação para o começo de uma nova vida em um plano espiritual.

    Os judeus acreditam que quando ocorre um óbito, acaba-se ali a matéria, mas a alma é deslocada para um outro mundo onde tem a liberdade de voltar para a terra e reencarnar em um outro membro da família para concluir sua missão na terra.

    A vida após a morte no protestantismo

    Os seguidores do protestantismo não acreditam na reencarnação, semelhante ao catolicismo, eles acreditam que quando morre, o corpo que é a matéria volta para terra, o espírito volta para Deus e a alma vai para o céu ou o inferno. No protestantismo, acredita-se que as pessoas passarão por um julgamento e o que decidirá o local para onde irá suas almas, não é somente as suas obras na terra, mas sobretudo, a fé que demonstrarão ter ou não em Jesus.  

    Independente da crença ou religião que as pessoas fazem parte, o fato é que a morte existe e isto é algo mais assertivo que sabemos. Se preparar para este momento de despedida é pensar no futuro da sua família e daqueles que ficarão após a sua partida.

    É neste momento de fragilidade que muitas empresas se aproveitam da situação e cobram valores mais altos que os naturais para um funeral. ​​​​​​​Para isso, é de extrema importância, a contratação de um plano funerário, onde as famílias têm de se preocupar apenas em consolar uns aos outros, enquanto a empresa de assistência funeral se encarrega da organização para o sepultamento ou a cremação.

    Quer obter mais informações sobre o plano funerário familiar com cobertura nacional e sem taxa de adesão? Acesse nosso site e descubra como preservar o futuro de quem você ama.


    Plano Funerário Familiar

    Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

    Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.