• área do cliente
  • Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

    Clique aqui

    Gratidão e família: saiba como melhorar as relações familiares

    Entenda como a prática da gratidão pode melhorar a qualidade de vida familiar

    família reunida

    Já existem estudos que comprovam que a prática do otimismo e da gratidão realmente são capazes de trazer muita qualidade de vida para a sua existência. A seguir, iremos entender um pouco tais práticas tão benéficas, e como colocá-las em prática para melhorar o convívio em família. 

     O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.
     – John Miller.

    Certamente você já percebeu que algumas pessoas são mais felizes que as outras e isso, nem sempre está relacionado a poder econômico, status, poder social ou condição física. É possível, inclusive, que você já tenha se deparado com pessoas em situação de verdadeira precariedade esbanjando alegria e disposição para viver a vida.  Isso se deve a união entre gratidão e família.

    Já que, mesmo em um mundo em que muitas vezes se valoriza mais o dinheiro e status, o que funciona mesmo, quando o assunto é felicidade, é a gratidão. 

    Já existem estudos que comprovam o quão benéfico é para todos os seres experienciar regularmente tal sentimento, podendo reduzir muito a solidão, o sentimento de vazio, contribuindo para uma vida social mais amistosa, além de outros benefícios, como o controle da ansiedade e a diminuição do stress. 

    A seguir, entenda o conceito de gratidão e saiba como trazer tal prática pode fazer a diferença na sua vida e no convívio com a família. Aproveite a leitura!

    Afinal, o que é a gratidão?

    Podemos definir a gratidão como um exercício de reconhecimento de elementos de valor na sua vida. Podem ser conquistas, momentos, uma relação, um evento. A partir desse reconhecimento acontece um investimento de energia em atribuir o devido valor a tais eventos ou pessoas. 

    Optar por praticar a gratidão de forma ativa é adotar uma postura que dê valor às situações que merecem. Se trata de uma mudança de olhar, a fim de desfrutar de uma perspectiva mais positiva mesmo quando diante de adversidades, intempéries ou até mesmo tristezas. 

    A gratidão pode, ainda, ser associada a conceitos como o autoconhecimento, reconhecimento e amor próprio. 

    Assim, ela pode mudar completamente o significado que damos para nossas próprias experiências. Podendo ser uma arma poderosa para a cura de diversos traumas e até mesmo doenças físicas.

    Tal prática conta com elementos de afeto mas, também, possuem aspectos cognitivos que devem ser considerados como um aumento na valorização das memórias e mais assertividade em trazer o foco para o presente. 

    A gratidão e família são práticas que podem ser aprendidas independentemente da idade ou fase de vida. 

    Dessa maneira, ao escolher investir energia em identificar, observar, reconhecer e agradecer, mesmo diante de momentos difíceis, estamos nos beneficiando de inúmeras formas. Traz não só para si mas, para os que o cercam, uma verdadeira ampliação de horizontes. 

    Mudança de olhar

    Gratidão é algo que pode trazer benefícios para todas as dimensões de sua vida individual, social e até mesmo profissional. 

    Ignorar e não buscar trazer para a sua vida a gratidão e família é desperdiçar a oportunidade de, a cada dia, melhorar a saúde, proteger o corpo de doenças e ser mais feliz.

    Existem alguns caminhos que podem nos auxiliar a viver melhor em família quando investimos, intencionalmente, nossa energia em reconhecer e combater a tristeza, alimentando aquilo que há de positivo em nossas vidas. 

    Coisas que realmente estejam sob nosso controle e mereçam nosso foco, carinho e gratidão.

    Tornar-se mais grato pode ser desafiador

    O pessimismo, certamente, é a postura mais cômoda perante as coisas negativas. Além de confortável, é mais aceita socialmente. 

    O pessimismo é, inclusive, o mais esperado das pessoas diante dos principais desafios da vida. É muito mais difícil enfrentar aquilo que é negativo enxergando as coisas melhores em potencial que podem sair daquilo e lutar para amanhã estar melhor do que hoje. 

    Como seres humanos, é comum que tenhamos momentos dispersos em que nos dirigimos às tarefas de maneira mecânica e sem estar, de fato, presente. 

    Esse estado que conhecemos como "piloto-automático" rege boa parte da nossa existência e é um dos principais obstáculos para se tornar mais grato. Afinal, para ser grato, é necessário estar presente no presente. 

    Além disso, nos tornamos uma espécie que se adapta muito bem às mais diversas circunstâncias, o que é ótimo quando nos percebemos mais fortes e seguros diante das adversidades já superadas. 

    Entretanto, esse mesmo fator de adaptação é o que faz com que a gente até seja grato por algo, logo após a conquista, mas acostume-se posteriormente e passe a não enxergar o mesmo evento com tamanho encanto. 

    O pessimismo das pessoas também pode tornar o exercício da gratidão um pouco mais desafiador. 

    Assim, perceba o quão importante é cercar-se de pessoas gratas, já que você dificilmente conseguirá olhar a vida de uma outra perspectiva interagindo com pessoas que estão focadas em apontar o problema e jamais a solução. 

    Efeitos da prática no cérebro

    Por muitos anos, o estudo das emoções e dos sentimentos foi algo atribuído exclusivamente à arte e à filosofia. Tais assuntos não pertenciam à esfera da ciência por não se tratar de algo objetivo, palpável e mensurável.

    Apenas de algumas décadas pra cá, tais assuntos passaram a ser investigados pela ciência, nos permitindo concluir que nossos sentimentos se trata sim de processos cerebrais reais e práticos que podem, inclusive, serem estimulados e fazem parte da nossa fisiologia. 

    Inúmeros estudos já foram administrados a fim de compreender como nosso cérebro reage ao exercício de ser mais grato.

    A seguir, confira alguns dados interessantes obtidos através de ressonância magnética em que os pacientes observados eram expostos ao sentimento que chamamos de gratidão. 

    Maior socialização

    Uma das atividades mais notáveis durante tal exposição é uma ativação das estruturas mediais do córtex pré frontal. Essa região do cérebro é tipicamente envolvida na socialização, na criação de laços sociais e na empatia. Isso comprova que é possível potencializar a formação e o fortalecimento de relações humanas através da prática. 

    Algumas estruturas mais profundas do cérebro, abaixo do córtex, também estão mais ativos durante a experiência de gratidão. Entre elas o hipotálamo, que é fundamental na regulação de processos biológicos básicos, entre eles, o estresse.

    Há também, atividade acentuada no sistema dopaminérgico, que é algo avaliado como muito positivo para aumentar a motivação, o prazer e os processos de regulação emocional, podendo contribuir para uma maior capacidade de redução do estresse.

    Como ser mais grato na prática?

    Adquirir um novo hábito é sempre tarefa desafiadora, seja ele qual for. Assim também é com a gratidão que, quando ela não acontece de forma natural e espontânea, podemos recorrer a alternativas para experienciá-la e exercitar a prática a fim de que torne-se parte de seu dia a dia posteriormente. 

    Evite se culpar por não se sentir grato de forma espontânea. Com algumas dicas bem práticas é possível começar a transformar as coisas através de atividades diárias que não tomarão muito de seu tempo e contribuirão para que, futuramente, sua mente esteja cada vez mais disposta à gratidão. Confira quais são:

    Escreva

    Reserve, ao menos, 10 minutos para refletir, definir e anotar 3 motivos para se sentir grato durante aquele dia. 

    Repita esse exercício diariamente e, em breve, estará naturalmente mais atenta aos acontecimentos diários e atribuindo o devido valor a cada detalhe de sua rotina.

    Uma outra alternativa muito comum é escrever diários contando sobre momentos felizes pelos quais somos gratos e relembrar os caminhos que sucederam tal conquista. 

    Certamente esse exercício te fará perceber que já passou por adversidades piores e manteve-se firme. 

    É recomendado realizar o exercício da escrita atrelado ao da gratidão pois, ao passar uma ideia ou pensamento para o papel, naturalmente já há uma organização da ideia em si, transformando algo abstrato em palpável e visível. 

    Esteja presente

    No dia a dia agitado dos grandes centros, é natural que, em determinados momentos, estejamos em piloto automático. 

    Tal prática, no entanto, não pode tomar conta do seu dia. Caso seja necessário, defina 3 alarmes durante o dia para que você, religiosamente, desacelere durante essas pausas. 

    Aproveite o momento para observar o ambiente, as pessoas que o cercam, sua postura corporal, sua respiração. Voltando ao presente e percebendo o funcionamento impecável de nosso corpo é possível retornar aos afazeres rotineiros com mais consciência e gratidão. 

    Elogie! 

    Elogie as pessoas, as ações, as empresas, os projetos, um bom atendimento. Elogie tudo que veja valor, mesmo os pequenos atos mais sutis de gentileza merecem ser homenageados e, essa prática te tornará uma pessoa muito mais grata. 

    Além disso, muito aprendemos através do exemplo, por isso, tenha ciência que é possível contagiar toda uma comunidade passando essa mensagem a frente e, uma excelente forma de fazer isso é elogiando.

    Escreva uma carta, envie uma mensagem, elogie publicamente. Não importa a forma, desde que faça as pessoas saberem que é grato e que suas boas práticas foram percebidas. 

    Tenha a certeza que tal atitude além de te fazer muito bem, incentivará as outras pessoas a fazerem o mesmo, além de contribuir para que a pessoa elogiada mantenha e, possivelmente, até aprimore as suas boas práticas a partir desse evento. 

    5 benefícios de ser grato

    Com tanta atividade cerebral benéfica fica óbvio que a gratidão traz inúmeros benefícios para quem a pratica. 

    É possível notar mudanças consideráveis envolvendo a saúde mental e física. Há também uma potencialização das relações interpessoais e uma perceptível melhoria no humor já no primeiro mês da prática ativa. 

    Mais do que isso, tal prática ajuda a atenuar as grandes dores da atualidade, que são: 

    • a depressão; 
    • a ansiedade; 
    • a solidão; 
    • e o sentimento de vazio. 

    Assim, confira 5 benefícios que o hábito da gratidão trará para a sua vida e para os seus relacionamentos.

    1. Melhora no sono

    Pessoas que diariamente praticam a gratidão e o pensamento positivo, tendem a ter mais facilidade para se desligar das preocupações e pensamentos aflitos durante as horas de descanso. 

    Tais indivíduos estão se acostumando a focar em soluções palpáveis e não perdem tempo demasiado em lamentações, tampouco permitem que tais adversidades prejudiquem seu repouso.


    Vale ressaltar, também, que uma melhoria na qualidade do sono impacta não só um como diversos aspectos da nossa vida. Influenciando diretamente na saúde mental, física, espiritual e melhorando muito o humor.

    2. Menor nível de stress

    Com a regulação da resposta ao estresse, há menos chances de se desenvolver uma série de doenças crônicas e uma diminuição dos sentimentos e pensamentos negativos. Há ainda um alívio significativo da dor e a potencialização de momentos de tranquilidade e relaxamento. 

    A prática é tão atuante na redução do estresse que pode torná-lo mais feliz, melhorar o humor, a função imunológica e promover a longevidade de forma muito natural e leve já nos primeiros dias de exercício, reduzindo a possibilidade de Alzheimer e doenças recorrentes.  

    3. Fortalecimento de laços

    Além da impressionante regulação da resposta ao estresse, a gratidão estimula um aumento natural da generosidade e da compaixão. Também vale ressaltar que em ambientes em que a prática da gratidão é recorrente, as pessoas passam a confiar mais umas nas outras. 

    Tal resultado assemelha-se ao comportamento de pacientes após experiência de quase morte, momento em que as pessoas se voltam à gratidão por suas vidas e passam a valorizar mais as relações e os momentos em família.

    Trata-se de uma prática extremamente poderosa exatamente pelo seu potencial de unir as pessoas em uma corrente de reciprocidade e cuidado mútuo, tornando o ambiente mais leve a favorável à socialização e troca. Vale muito a pena unir a família nesse propósito.

    4. Eleva a autoestima

    É natural que, ao perceber mais valor no ambiente que o cerca, nas pessoas e nos eventos, você também passe a atribuir mais valor, também, a si mesmo, dando um importante passo rumo à autoestima. 

    Essa mudança afeta inúmeros aspectos da nossa existência, entre eles as relações românticas, que passam a ter mais qualidade também pelo fortalecimento de laços. 

    Ao praticar a gratidão, você estimula áreas do seu cérebro que produzem substâncias que geram prazer, harmonia, afeto. 

    Além de nos tornar mais resilientes e mais capazes de encarar conflitos ou situações adversas no geral. Essa é uma sensação de segurança em si que somente o autoconhecimento aliado ao exercício de gratidão podem proporcionar. 

    5. Reduz o risco de doenças

    A prática da gratidão reduz o risco de diversas doenças crônicas se manifestarem, isso pois atuam em partes do cérebro onde há alta produção dos hormônios da felicidade 

    Como promover a gratidão em casa?

    Todas as pessoas possuem motivos para serem gratas, porém, fazer com que percebam isso pode ser também desafiador. Trazer a prática da gratidão para a rotina em família é algo que transformará todo o ambiente de seu lar. 

    Como já dito anteriormente, o exercício de ser mais grato é capaz de mudar nosso olhar para a vida e para os indivíduos que nos cercam, tal mudança de perspectiva costuma trazer muitos benefícios para o convívio social, fortalecendo famílias e aproximando pessoas. 

    Seja exemplo

    Através do exemplo é que, de fato, podemos influenciar nossa família a buscar também um estilo de vida mais leve. Optar por enxergar as coisas de uma perspectiva mais positiva pode ser muito mais fácil quando podemos contar com as pessoas que amamos. 

    Por isso, comece por você! Escolha, todos os dias, experienciar a gratidão de forma ativa. Tome essa decisão e persista em direcionar sua energia e atenção ao que realmente importa e fazer-se presente em cada momento de confraternização no lar. 

    Compartilhe gratidão

    Gratidão e família são coisas que juntas vão muito bem. Além disso, é possível incluir os familiares em seus exercícios diários. Vocês não necessariamente precisam escrever juntos mas, verbalizar coisas boas que aconteceram durante o dia, pode ser um exercício excelente para fazer durante um jantar em família. 

    Ao introduzir a prática, os convide a refletir sobre o fato de que eventos negativos existem e coexistem junto aos positivos. A existência de um não anula o outro, tornando sempre possível a existência de algo bom independente da adversidade que se apresenta. 

    É possível ser mais feliz?

    Aprecie os bons momentos de forma mais profunda. Ao perceber-se espontaneamente grato, pare o que estiver fazendo e leve o foco para essa sensação, observe tudo que ela lhe causa e como essa felicidade é sentida por cada parte de seu corpo. 

    Dessa forma, é possível potencializar a euforia momentânea e torná-la mais marcante. 

    Sempre que possível, inclua a família em suas práticas. Acredite: a gratidão é um sentimento altamente contagiante que pode transformar toda uma comunidade a começar por sua casa. 

    Sabemos que felicidade e segurança andam juntas, e é por isso que a Amar Assist oferece todo o suporte  e informação que sua família precisa diante dos momentos mais diversos.


    Plano Funerário Familiar

    Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

    Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.