Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

Mausoléus: Saiba onde estão enterrados grandes nomes históricos

Conheça as construções que chamam atenção e atraem visitações turísticas

Saiba onde estão enterrados grandes nomes históricos
Imagem: canva.com

 

É fato que falar sobre a morte é um tabu para os brasileiros, apesar disso, os mortos são cultuados em diversas sociedades. No Antigo Egito, por exemplo, a morte não era enxergada como o fim. Tanto que os egípcios conservavam os cadáveres para que eles pudessem dar continuidade às suas vidas no além. Para tanto, eles desenvolveram inúmeras técnicas que permitiam a conservação dos corpos por um longo tempo, como por exemplo a mumificação.

Além da cultura egípcia, várias religiões reverenciam os mortos, como a Igreja Católica, que honra os santos como intercessores entre os vivos e Deus. Algumas culturas orientais glorificam seus ancestrais para garantir que eles tenham felicidade em outra vida, há também as religiões que acreditam que os mortos podem interferir na vida dos vivos, tanto para auxiliar como para prejudicar.

Para homenagear os mortos, algumas famílias constroem mausoléus. Normalmente, essas construções apresentam elementos artísticos e históricos que chamam a atenção das pessoas e atraem visitações turísticas. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é mausoléu?

A palavra mausoléu deriva do grego mausoleion, em latim mausoleum. Esse termo se originou por conta do rei Mausolos (século IV a. C.), que foi sepultado na cidade de Halicarnasso.

O mausoléu é uma construção funerária que guarda caixões ou restos mortais. Porém, essas construções são avantajadas e luxuosas, tanto que são elaboradas para abrigar os corpos de personalidades importantes. Eles podem ser edifícios separados ou parte de um complexo maio, como um templo por exemplo.

Contudo, no decorrer do tempo, esse tipo de sepultura foi caindo em desuso. Os mausoléus tiveram destaque no período em que os povos turcos estruturaram dinastias em diversas áreas da Ásia e da Europa. O objetivo dessas obras era eternizar os nomes dessas famílias turcas.

O mausoléu mais antigo

O primeiro mausoléu foi feito no Irã. Ele foi construído no século X a. C, em Bucara e se chama Mausoléu dos Sassânidas. Ele foi levantado em tijolo, com planta quadrangular e poligonal, e coroado com uma cúpula. Foi edificado para ser o lugar de descanso eterno de Ismail Samani, um importante e influente emir da dinastia Samanídea.

Pra que serve um mausoléu?

Ainda que esses locais tenham sido erguidos com a finalidade de honrar e reverenciar a memória de pessoas notáveis, essas construções refletem o legado e a História de um povo e de uma nação. Por esse motivo, os mausoléus mais importantes do mundo compõem a lista de Patrimônios da Humanidade da A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mausoléu de Halicarnasso  

Mausoléu de Halicarnasso

Como dito anteriormente, essa é a construção que originou o nome “mausoléu”. Esse túmulo foi levantado na Ásia Menor (atual Turquia Ocidental) para o rei persa Mausolo. Foi feito entre 353 e 350 a. C., após o pedido da viúva Artemísia. Ele é uma das sete maravilhas do mundo antigo e essa condição foi confirmada pela Unesco.

O Mausoléu de Halicarnasso foi idealizado pelos arquitetos Pízio e Sátiro. Possuía mármore branco e decoração dos escultores gregos Escopas, Leócares, Briáxis e Timóteo. De acordo com o autor romano Plínio, esse monumento era quase quadrado, tinha um perímetro total de 125 metros, com 36 colunas jônicas em volta da cela. O topo era composto por uma pirâmide de 24 degraus, erguida por uma quadriga de mármore, com esculturas de Mausolo e de Artemísia. O conjunto arquitetônico tinha cerca de 50 metros de altura.

Na Idade Moderna, ele foi destruído por um terremoto. Suas pedras foram utilizadas em outras construções e para a edificação da cidade (trabalho esse realizado pelos Cavaleiros de São João das Cruzadas). Hoje, o espaço do antigo mausoléu é um sítio arqueológico na cidade de Bodrum, na costa turca do Mar Egeu.

Abadia de Westminster 

Abadia de Westminster

Em 1065, essa catedral foi fundada para abrigar os monges beneditinos. Posteriormente, entre 1245 e 1517, ela foi reconstruída com um estilo neogótico e, ao longo do século XVIII, passou por mais uma transformação. Em 1066, a partir da coroação de Guilherme, o Conquistador, todos os monarcas ingleses passaram a ser coroados na Abadia de Westminster. Nessas ocasiões, eles utilizavam o trono de coroação medieval. Os muros da Abadia de Westminster têm uns dos melhores exemplos da arquitetura medieval londrina.

Localizada em uma das cidades mais ilustres do mundo, Londres, a abadia é reconhecida por ser sede de grandes acontecimentos, tais como, o funeral da princesa Diana e o casamento entre o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge.

No entanto, essa igreja hospeda os túmulos de figuras importantes, como:

  1. Isaac Newton
  2. Charles Darwin
  3. Stephen Hawking

Hotel des Invalides

Hotel des Invalides

Edificado no século 17, o Palácio Les Invalides foi projetado para servir como hospital e abrigo para os veteranos de guerra. Na ocasião, inúmeros velhos combatentes e soldados mutilados vagavam pelas ruas de Paris, mendigando e “atrapalhando” a ordem social. Para retirar essas pessoas da rua, Louis XIV, o rei Sol, resolveu construir um hospital para acolher e cuidar dos feridos que lutaram pela França.

Esse hospital-hospício foi projetado pelo arquiteto Libéral Bruant e contava com um hospital militar, alojamentos, enfermaria, refeitório e uma igreja para os soldados, a Cathédrale de Saint-Louis-des-Invalides. Os primeiros moradores se instalam a partir de 1674. No final do século XVII, o local já abrigava mais 4000 pessoas.

Com o passar do tempo, diversos ambientes foram reformados e, atualmente, o local abriga o Musée de l’Armée, museu militar nacional francês. Separado por seções, há um espaço dedicado às armas e armaduras e outro para as duas grandes guerras mundiais, além de salas dedicadas exclusivamente ao general Charles de Gaulle e uma biblioteca.
No entanto, o destaque fica para a abóbada dourada. Nesse espaço, está repousando o mais icônico combatente francês: Napoleão Bonaparte.

Mausoléu de Lenin 

 Mausoléu de Lenin

A morte do primeiro líder soviético Lenin causou grande comoção, por esse motivo, o governo soviético recebeu inúmeros telegramas pedindo que o corpo dele fosse embalsamado. No dia 23 de janeiro de 1924, dois dias após a morte de Lenin, as autoridades atenderam ao pedido da população.
O responsável pela execução dessa tarefa foi o professor e patologista Alexei Abrikosov. Além dele, o arquiteto Alexei Schusev elaborou o projeto do mausoléu em apenas 3 dias. No início, foi determinado que essa construção ficaria na muralha do Kremlin de Moscou. Mas, em agosto do mesmo ano, Schusev produziu uma versão mais ampla do mausoléu e o arquiteto Konstantin Melnikov planejou o sarcófago.

5 anos após a morte de Lenin, em 1929, eles entenderem que o corpo deveria ser conservado por um período maior. Logo, o primeiro mausoléu de madeira foi substituído por um de mármore, labradorite, pórfiro e granito, além de outros materiais. Esse projeto foi finalizado apenas em outubro de 1930.

Atualmente, o sarcófago de Lenin é mantido em temperatura de 16 ºC em umidade de 80%-90%. Para que o corpo permanecesse conservado por tanto tempo, a estrutura física de Lenin recebeu álcool, quinina, acetato de potássio, glicerol, água destilada e fenol.
Para evitar uma possível destruição ou roubo, durante a Grande Guerra Patriótica, o corpo de Lenin foi movido para Tiumen, na Sibéria, por conta da invasão nazista.

Mausoléu de Abraham Lincoln 

 Mausoléu de Lenin

Após o assassinato de Lincoln, surgiram diversas propostas para a construção de um monumento nacional e em 30 de maio de 1922, próximo da Constitution Avenue (uma das mais importantes ruas da cidade de Washington), o Governo inaugurou o “Lincoln Memorial”, um monumento erigido em memória de Abraham Lincoln, o décimo sexto presidente dos Estados Unidos. Esta construção constitui um regresso a um tema clássico que corresponde ao antigo mausoléu. As trinta e seis colunas representam os trinta e seis Estados existentes na altura em que Lincoln morreu.

Mausoléu de Adriano

Mausoléu do Adriano

Chamado também de “Castel Sant’Angelo” (ou Castelo de Santo Ângelo), esse mausoléu, localizado na Roma, foi edificado a pedido do Imperador Adriano. Logo, tanto as suas cinzas quanto as de sua esposa foram depositadas no local no século 2.

A partir daí, outros imperadores seguiram o exemplo, consequentemente, essa construção abriga os restos mortais de outras personalidades. Entretanto, além de ser um famoso mausoléu, o Castel Sant’Angelo também já serviu de castelo e até fortaleza, funcionando hoje como museu.

É preciso dizer adeus com dignidade e muito amor

Você já presenciou algum caso no qual os familiares próximos precisaram se juntar para pagar o enterro de um ente querido? Às vezes, as pessoas acabam se endividando da noite para o dia por causa de um funeral. Afinal de contas, ninguém quer enterrar o seu ente querido em um local qualquer, não é mesmo?! Prestar as últimas homenagens com dignidade é o desejo de toda família, mesmo que isso signifique assumir uma dívida elevada.

Vivenciar a perda de um ente querido é um momento embaraçoso para as famílias, pois além de lidar com o sentimento do luto, é necessário se preocupar com os custos do funeral, que não são baixos. Em 2020, os valores de um funeral triplicaram por conta da pandemia. Hoje, um velório pode custar até 30 mil reais.

Nós sabemos que ninguém gosta de falar sobre a morte, mas nós precisamos pensar nesse assunto, justamente para que o luto não seja ainda mais dolorido. Por exemplo, se 10 familiares se unirem para pagar um plano funerário, eles protegerão o orçamento familiar e garantirão um final respeitoso para as pessoas que amam. Você já pensou nisso?

Se você não faz ideia do valor gasto com a organização e as burocracias em torno de um funeral, nós podemos te ajudar! Clique no botão abaixo e nos chame no WhatsApp.

Sobre o Autor

Amar Assist

Plano Funerário
Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero saber mais”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.

Plano Funerário
Familiar

Sem custos adicionais. Proteja quem você ama dos custos elevados no momento da despedida e tenha benefícios únicos que protegem sua casa, carro, moto e pet!
Ao clicar em “Quero saber mais”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.
Amar Assist

R$ 5.000! É o preço médio de um Funeral no Brasil

Esteja preparado financeiramente para este momento. Com planos a partir de R$ 85,00, você economiza na hora do adeus.

R$ 5.000! É o preço médio de um Funeral no Brasil

Esteja preparado financeiramente para este momento. Com planos a partir de R$ 85,00, você economiza na hora do adeus.