• área do cliente
  • Seguro de Vida Gratuito!

    saiba mais!

    Mensagem de luto para amigo: 10 exemplos para reconfortá-lo

    O que dizer para um amigo enlutado? Quais frases podemos usar nessas situações? Saiba o que dizer e o que não dizer nesse momento delicado

    Mensagem de luto para amigo: 10 exemplos para reconfortá-lo

    O luto é um processo complicado tanto para a pessoa que perdeu um ente querido quanto para os amigos que estão perto e desejam oferecer apoio ao enlutado. É preciso ter paciência, carinho, atenção e compreensão para lidar com as dificuldades que esse momento impõe a todos.

    Diante disso, diversas vezes nós queremos expressar nossos sentimentos, nosso suporte e disponibilidade, mas não sabemos como fazer ou como dizer. Foi analisando essa dificuldade que trouxemos este conteúdo para você.

    Aqui será possível compreender um pouco mais sobre o efeito das mensagens de luto e encontrar alguns exemplos para enviar a um amigo que acabou de perder um ente querido. Boa leitura!

    Por que as mensagens são reconfortantes?

    As mensagens têm características muito específicas e demonstram respeito durante o momento de luto. Além disso, uma pessoa que está triste por perder um ente querido tem o seu próprio processo para lidar com esse momento. 

    Sendo assim, alguns gostam de estar rodeados de amigos para compartilhar algumas experiências e histórias, enquanto outros preferem ficar sozinhos, pensar, refletir sobre o acontecimento. Nesse contexto, não há uma maneira correta de encarar esse momento e é preciso respeitar a escolha do enlutado.

    A mensagem, portanto, é um dos meios mais cuidadosos e afetuosos de expressar o seu apoio e manifestar a sua presença para o que for necessário. Quando escolhemos frases e mensagens reconfortantes e adequadas para enviar a um amigo que perdeu uma pessoa muito especial, não corremos o risco de sermos invasivos ou inconvenientes.

    Além do mais, o texto induz o leitor à reflexão, por essa razão, o enlutado, ao se deparar com a sua mensagem, contemplará a escrita, pensará sobre o seu significado e receberá um conforto carinhoso por meio das palavras.

    É dessa forma que você, mesmo de longe, demonstrará sua ternura e disponibilidade para uma conversa, um café ou um passeio, caso o enlutado se sinta confortável.

    Quais mensagens podem ajudar quem está de luto?

    Abaixo, confira algumas mensagens e frases que são apropriadas para momentos como esse. Veja como elas trazem conforto e paz para essa hora tão difícil.

    1. Faça uso de metáforas

    As metáforas geralmente são usadas para definir algo que a nossa língua, a partir do significado literal das palavras, não dá conta de explicar. Por isso, os poemas, as músicas e os romances são cheios de metáforas e comparações. Então, você pode escrever:

    “Espero que as lágrimas e a dor que vestem agora o seu ser possam um dia transformar-se em ingrediente para cultivar todas as coisas maravilhosas que a pessoa que se foi te ensinou. Meus pêsames.”
    "Eu sei que hoje o dia para você está cinza e feio, mas tente pensar que o céu está em festa e muito mais bonito por receber mais uma estrela."

    Nessa mensagem, você compara a pessoa que faleceu a uma estrela e demonstra que, apesar da partida, ela continua viva em um outro plano espiritual e lá todos estão felizes em recebê-la. Você pode adaptar essa mensagem conforme a religião do enlutado para que ela esteja de acordo com as crenças da pessoa.

    2. Estimule a fé

    Independentemente da crença da pessoa, nesse momento a fé é muito importante: fé em Deus, em Oxalá, na vida, na Providência Divina, em Alá. A palavra tem origem no latim — fide — e está relacionada ao sentido de “engajamento solene”. Por isso, transmita ao seu amigo esse engajamento para superar a dor da perda. Duas sugestões de mensagens são:

    "Que a sua fé guie você e que esta dor profunda se torne força para que você possa continuar. Eu sinto muito, meu bom amigo."
    “Podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração.”

    Assim, além de trazer fé para o coração de seu amigo, você também demonstrará o seu pesar e a esperança no futuro.

    3. Incentive a pessoa

    Algumas pessoas gostam de sentir a contribuição dos amigos mais próximos, gostam de ouvir palavras de engajamento e perceber que, caso necessário, há uma rede de apoio próxima para auxiliar. Algumas frases que exprimem bem todo esse contexto são: 

    “Força e coragem. Saiba que o meu coração está chorando junto ao seu. Conte comigo para o que precisar!”
    "Tenha coragem. Eu estou ao seu lado!"

    Dessa forma, você demonstrará que há possibilidades para continuar, que é preciso coragem e que você está para o que der e vier.

    4. Ressignifique a perda

    Perder alguém que amamos é sempre muito triste, mas esse fato pode ser lembrado com gratidão pela convivência. Depois de algum tempo de luto, somos capazes de olhar para a pessoa que se foi com agradecimento pela relação e pela oportunidade de construir experiências juntos. Para essa situação, uma boa mensagem diz:

    “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”
    “Os carinhos que trocaram, os sorrisos que compartilharam, aos mãos que deram e o amor que nutriram é a receita da força em um momento de luto. Nunca esqueça disso em memória e honra daqueles que se foram.”

    Assim, você ajudará o enlutado a ressignificar a partida do ente querido e demonstrará que, apesar da morte, os melhores momentos sempre permanecerão na memória.

    5. Dê liberdade

    Algumas pessoas, em vez de viverem o próprio luto, procuram em outros lugares uma forma de se distanciar do sofrimento, chegando até a exagerar no trabalho e essa repressão pode causar alguns impactos na vida do enlutado.

    Por isso, é importante demonstrar a liberdade que ele tem de viver o sofrimento, de chorar pela perda e de se sentir triste. Esse é um processo natural do ser humano. Assim, você pode escrever: 

    “Viva o seu luto e não o luto dos outros.”
    “Não tenha medo do luto. Ele é apenas uma expressão genuína da nossa alma dizendo que quem parte jamais deixará os nossos corações.”
    Minha mãe, você se foi para sempre e meu coração vestiu o luto eterno. Sua partida foi o golpe mais duro que já tive que enfrentar na vida, e jamais superarei a sua perda. Você será para sempre a minha heroína, e a representação do amor mais perfeito que perdi cedo demais. Descanse em paz, minha mãe!

    Provavelmente o seu amigo refletirá sobre o significado dessa mensagem e perceberá que ele tem a liberdade de ser autêntico mesmo nos momentos difíceis. 

     

    O que não dizer em momentos como esse?

    Além de saber o que dizer em momentos de luto, é importante saber o que não dizer. Alguns contextos já demonstram para nós o que é inadequado. Vamos supor que alguém faleceu após um longo período de internação. Não diga “pelo menos ele não está mais sofrendo”. Essa frase não ajuda. Ela, inclusive, pode reafirmar todo o sofrimento passado pela pessoa em vida.

    Outra situação que causa muito desconforto acontece, geralmente, nos velórios, quando algumas pessoas ficam questionando a aparência do ente que faleceu. Não há necessidade desse tipo de avaliação em um momento tão sensível.

    Além disso, ao ter contato com o enlutado, algumas curiosidades devem ser evitadas. Por exemplo, quando alguém quer saber o motivo do falecimento. Essa é uma pergunta que causa desconforto, além de ser extremamente pessoal. Se a pessoa quiser falar algo sobre, ela falará. Não é necessário questionar.

    Notou como a mensagem de luto para um amigo é algo muito importante para ajudá-lo a superar o momento com mais segurança? Às vezes podemos expressar muitos sentimentos bons por meio de algumas palavras cheias de conforto. 

    Tome cuidado com os termos

    É comum que no dia a dia você utilize involuntariamente o termo “como você está?” ao falar com uma pessoa ou até mesmo um “você vai se recuperar logo” quando se depara com alguém em uma situação difícil. Porém, para alguém que acabou de perder um ente querido, isso pode soar como descaso e indiferença. Portanto, tente evitar termos clichês. Opte por “sinto muito pela sua perda”, assim você demonstrará empatia e sensibilidade pelo momento. 

    Compreenda o luto

    Quando o falecido é um companheiro ou um filho, é típico ouvir “você logo encontrará outra pessoa” ou “você terá um novo filho”, porém frases desse tipo são muito rudes, afinal, a pessoa acabou de perder alguém muito querido e, por mais que isso aconteça futuramente, cada pessoa é insubstituível. Portanto, deixe que esse momento seja vivido, mesmo que intensamente, pois assim, ele cessará de forma mais natural brevemente. Respeite esse período.

    Como eu posso ajudar o meu amigo?

    Como nós sabemos, encarar o luto não é uma situação fácil. Geralmente, os enlutados não se alimentam corretamente, permanecem em jejum por um longo período. Sendo assim, levar um lanche ou uma comida, que o seu amigo goste bastante, é uma boa maneira de demonstrar a sua amizade. 

    Além disso, você pode o auxiliar nas questões que envolvem o “pós-sepultamento”, tais como, missa de sétimo dia. Ou seja, você pode se oferecer para procurar uma igreja e agendar essa cerimônia. Outra alternativa é realizar uma limpeza na casa do seu amigo, afinal, ele não terá ânimo para isso. Você também pode cuidar das plantas e dos pets.  

    Confira abaixo outras gentilezas que você pode realizar:

    • Deixe um chocolate na porta do seu amigo
    • Seja um ouvinte paciente 
    • Pinte um quadro ou algum desenho junto com o seu amigo 
    • Espalhe bilhetes pela casa do seu amigo. Diga o quanto você o admira e o ama! 
    • Prepare um chá ou um chocolate quente 

    Gostou do nosso conteúdo? Já passou por alguma situação semelhante? Então, compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais! 


    Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!
    Saiba mais sobre o Seguro de Vida Gratuito