De acordo com a ONU (Organização Mundial de Saúde), cerca de 102 pessoas morrem por minuto, uma média de 146.880 ao dia. Com base nessas informações aliadas a estimativa de que cerca de 40% da população utiliza as redes sociais, chega-se à conclusão de que 45.532 perfis acabam por se tornar perfis de pessoas mortas.
O Facebook autoriza selecionar um contato para cuidar do seu perfil após a sua morte. A sua conta pode ser tornar um memorial, com mensagens de amigos e familiares ou simplesmente ser removida.
O que fazer com a conta?
A questão é muito relativa, algumas pessoas não gostariam de acessar a sua conta e se deparar com uma lembrança de um ente querido falecido ou até mesmo receber uma notificação de aniversário daquela pessoa que não se encontra mais entre nós. Por isso, o Facebook oferece duas possibilidades: memorial ou exclusão. Entretanto, como já dito antes, para quem alguém possa administrar o seu perfil após a sua morte, você precisa habilitar essa função.
Como escolher um herdeiro?
Esse processo é muito simples. Acesse as configurações do Facebook, selecione a opção “gerenciar conta”, digite o nome de quem será o seu herdeiro e clique em “adicionar”. Essa pessoa receberá uma notificação.
O herdeiro terá acesso às minhas mensagens privadas?
Não! O herdeiro poderá modificar a foto do perfil e da capa, fixar publicações na sua linha do tempo e aceitar solicitações de amizade. Porém, ele não conseguirá realizar publicações nem acessar as suas mensagens privadas. Também não será possível enviar mensagens por meio do Messenger.
Os perfis que se tornam memoriais ficam disponíveis para que amigos e familiares deixem mensagens de condolências na linha do tempo. O conteúdo fica da mesma forma em que foi deixado pelo dono da conta. Quando um perfil é marcado como memorial, a conta automaticamente se torna protegida, com isso, ninguém pode ter acesso a ela, a menos que o dono tenha indicado um ”contato herdeiro”.
O que é um perfil memorial?
Após ser notificado de que a pessoa faleceu, o Facebook adiciona a palavra “em memória” ao lado do nome do usuário. Além disso, essa conta deixa de enviar lembrete de aniversário e não é mais exibida como “sugestão de amizade”.
Como informar um falecimento?
Qualquer parente ou amigo próximo pode notificar o Facebook sobre o falecimento. Há um formulário para essa tarefa. Basta comunicar o nome da pessoa, a data da morte e, se possível, anexar o atestado de óbito. Após a análise das informações, o Facebook transforma a conta em memorial.
Como excluir a conta?
A segunda opção disponibilizada pelo Facebook para o perfil de algum usuário falecido é a exclusão permanente da conta. Apenas familiares do usuário poderão fazer essa solicitação ao Facebook, nesta ocasião um formulário deverá ser preenchido atestando seu grau de parentesco.
O Facebook solicita algum documento que comprove o vínculo familiar entre a pessoa que solicita e o usuário da conta, podendo ser a certidão de óbito ou a certidão de casamento.
Após essa solicitação ser atendida, a conta será excluída definitivamente, todas as mensagens, fotos ou quaisquer outros tipos de postagem serão excluídas para sempre. Por questões de privacidade, o Facebook mantém a política de não passar para ninguém a conta de um usuário falecido.
Como salvar o conteúdo do perfil?
É necessária uma ordem judicial para realizar o download de todo o conteúdo da conta do usuário que já faleceu. Existe um outro formulário (facebook.com/help/), no qual é possível anexar a certidão de óbito e cópias de documentos que comprovem o grau de parentesco, como identidade ou certidão de casamento.