Pais idosos: os principais desafios e cuidados!
Separamos 9 dicas para você saber lidar com os seus pais na melhor fase da vida deles.
de Amar Assist , 23 JULHO de 2019

No início da vida, normalmente, nós contamos com os cuidados e proteção de nossos pais biológicos, familiares ou pais adotivos. Por anos e anos, nós dependemos disso para nos desenvolvermos emocionalmente, fisicamente e socialmente. Mas e quando esse papel se inverte e é preciso você começar a cuidar dos seus pais, você sabe ou já teve que lidar com esses desafios?
Abaixo listamos os principais desafios e cuidados para terem com pais idosos
1- Nova rotina e situações
Novos desafios e situações nunca vivenciadas antes irão surgir na sua rotina, para isso será necessário muita empatia, discernimento e compreensão, para que tudo flua da melhor maneira possível. Opte sempre pelo diálogo para decidirem em conjunto o que será melhor para todos os envolvidos, nunca, em hipótese nenhuma, tome uma decisão sem consultá-los antes.
2- Saúde do idoso
Lembre-se, agora eles precisaram de você, portanto os acompanhe em suas consultas de rotinas, leve-os para realizarem seus exames e principalmente de seguirem as orientações médicas enquanto a ingestão de remédios. Mesmo que haja resistência e implicância, são orientações médicas que devem ser seguidas rigorosamente.
3- Paciência
Teimosia, resistência e oscilações no temperamento podem acontecer nessa fase. Da mesma forma que essa rotina será nova para você, também será para os seus pais, portanto será necessário muito paciência de ambos para entenderem e se adaptarem a essa nova fase.
4- Integre a família aos cuidados
Caso você tenha irmãos, os integre as rotinas diárias dos cuidados de pais idosos.
Reúna a família e decidam qual a melhor maneira para cada um de vocês atenderem às necessidades dos pais. Revezem as idas às consultas, aos exames e aos lembretes de remédio. Ter a família reunida e disposta ajudar nessa fase será muito importante e fará toda diferença na vida dos pais.
5- Ajuda especializada
Em alguns casos, pode ser que os pais não queiram morar com os filhos, ou os filhos não possam dividir a mesma casa devido a distância ou a rotina. Caso isso aconteça, não hesite procurar ajuda de alguém capacitado para que possa te ajudar com todos os cuidados, assim, distância e rotina nenhuma impediram eles de terem o cuidado e carinho que merecem.6- Alimentação para idosos
É normal que com o passar dos anos o nosso corpo apresente mudanças, afinal elas fazem parte do nosso ciclo vital. Mas você sabia que a alimentação de uma pessoa idosa pode seguir de forma geral, os mesmos princípios da alimentação recomendada para todas as pessoas adultas? Isso mesmo, por isso separamos abaixo algumas dicas rápidas.
1- Opte por alimentos na sua forma natural
2- Inclua frutas, legumes e verduras nas suas refeições
3- Gorduras, óleos, sal e açúcar devem ser ingeridos com moderação.
4- Beba bastante água
5- Tenha horários e rotina para comer.
6- Escolha um lugar agradável para realizar as suas refeições.