• área do cliente
  • Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

    Clique aqui

    Revisão da vida toda

    Entenda o que é e como solicitar a revisão da vida

    Revisão da Vida Toda

    O que é revisão de aposentadoria? 

    Revisão de aposentadoria é o direito que o segurado tem para aumentar o valor do seu benefício previdenciário. 

    Isto é, rever todos os atos praticados pelo INSS no ato da concessão do benefício previdenciário.

    Todo aposentado pode pedir a revisão do seu benefício, caso verifique que foi feito cálculo errado do seu benefício ou quando o INSS não considera todos os documentos apresentados pelo segurado.


    Revisão da Vida Toda

    Agora que já sabemos o que é uma revisão de aposentadoria, vamos explicar melhor essa tão falada Revisão da Vida Toda.

    Normalmente, o INSS calcula o valor do benefício previdenciário (aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade etc.) com base no histórico de contribuição que o segurado realizou desde julho de 1994, para calcular a média salarial.

    Com essa forma de calcular, o INSS simplesmente não leva em consideração os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, mesmo que o aposentado tivesse salários altíssimos nessa época.

    Em 01/12/2022, ao julgar a questão, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em favor dos segurados e aposentados, definindo que pode ser utilizado os salários de contribuição anteriores a julho de 1994 para aumentar a médica salarial e consequentemente o valor da aposentadoria.

    Exemplo 1: Sr. Tomé é aposentado desde 2015, recebendo aposentadoria por tempo de contribuição no valor de R$2.000,00, onde o INSS só calculou os salários desde julho de 1994. 

    Mas Sr. Tomé trabalha desde 1985 numa grande fábrica montadora de veículos, e todos os salários desta época são elevados. Ao fazer os cálculos, foi verificado que o Sr. Tomé tem direito à revisão da vida toda, pois apurando a média de salário desde 1985, o valor da sua aposentadoria aumenta para R$ 3.000,00 !

    Assim, Sr. Tomé pode entrar com processo de revisão da vida toda, aumentar o valor da sua aposentadoria e ainda receber os atrasados.


    Já foi tudo definido no STF?

    Como já dito anteriormente, o STF julgou em favor dos aposentados a tese da revisão da vida toda.

    Porém, o INSS entrou com pedido de suspensão de todos os processos judiciais sobre a revisão da vida toda no país inteiro.

    No dia 01/03/2023, o Ministro Alexandre de Moraes deu o prazo de 10 dias para que o INSS apresentasse um cronograma para realizar a revisão da vida toda.

    Após, no dia 27/03/2023 o INSS entrou com novo pedido para o STF, para que fosse publicado o Acórdão (decisão do STF) para que assim o INSS possa fazer o cronograma exigido.

    Desta maneira, cabe ainda o STF decidir sobre esse novo pedido do INSS.

     

    Qual o prazo para pedir Revisão?

    O prazo para pedir a revisão do benefício é de 10 (dez) anos, a contar do primeiro dia do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação ou da data em que a prestação deveria ter sido paga com o valor revisto.

    Exemplo: João é aposentado desde 15 de junho de 2015. Nesse caso, o prazo para pedir a revisão da aposentadoria é até o dia 01 de julho de 2025.


    Como saber se tenho direito à revisão de aposentadoria?

    Para saber se tem direito à revisão de aposentadoria, importante ter em mãos os seguintes documentos, todos podendo ser obtidos através do site/aplicativo “Meu INSS”:


    1.    Carta de Concessão;
    2.    CNIS;
    3.    Processo Administrativo da aposentadoria.


    Realizando a conferência de todos os documentos que será possível saber se o aposentado tem direito à revisão de aposentadoria.


    Deixe a Amar Assist cuidar da sua família! 

    Nós da AMAR ASSIST, entendendo a carência por essas informações e de como estas questões burocráticas são mais complexas para o cidadão, oferecemos dentre nossos serviços de benefícios sociais a análise gratuita deste direito e a prestação do serviço sempre diante da conquista do benefício (ou seja, sem qualquer adiantamento) com o recolhimento de documentos, as devidas solicitações e requerimentos perante o INSS.

    Deixe a Amar Assist cuidar da sua família! Conte com a gente, faça parte de nossa família e venha ser nosso conveniado, nós sabemos como te ajudar!    
     
    Quer saber mais? Entre em contato clicando aqui!
     
    Este artigo faz parte da nossa série de Benefícios Sociais, a AMAR ASSIST cuidando e planejando seu futuro e da sua família!
     
    Nos acompanhe nas redes sociais e siga nossos artigos!!


    Plano Funerário Familiar

    Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

    Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.
    Saiba mais sobre o Seguro de Vida Gratuito