CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Cemitério Vertical: tudo o que você precisa saber

Quando se fala em cemitério, as pessoas logo o associam ao modo horizontal, onde os corpos são enterrados na terra. Entretanto, existe uma nova modalidade de necrópole: o cemitério vertical, onde o sepultamento é realizado de maneira diferente

de Amar Assist , 4 DEZEMBRO de 2018

Cemitério vertical, com gavetas (onde são guardados os corpos sem vida), cheio de flores.
Quando se fala em cemitério, as pessoas logo o associam ao tipo horizontal, em que os corpos ficam sob a terra ou em túmulos construídos com algum material resistente. Entretanto, existem outros tipos que podem ter vantagens em relação ao formato mais tradicional e um deles é o cemitério vertical.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Nesse caso, os corpos ficam em andares, armazenados um acima do outro, em compartimentos semelhantes a gavetas. Além disso, é possível destacar algumas vantagens do cemitério vertical, sendo a sustentabilidade a mais significativa delas, já que nos cemitérios comuns existe o risco de contaminação do solo.

Nesse contexto, é importante refletir sobre os possíveis destinos do corpo após o falecimento e conversar com as pessoas próximas a respeito disso. Trata-se de um assunto que merece ser conhecido e considerado pelas famílias, afinal, nem todos se sentem confortáveis com o modo de sepultamento que geralmente é feito e essa questão precisa ser encarada com a máxima naturalidade possível.

Mas para escolher a melhor alternativa para a família é importante conhecer as particularidades dos dois tipos. Então, neste artigo, você saberá quais são as características e as vantagens e quando optar pelo cemitério vertical. Veja nas próximas linhas!

Quais são as particularidades do cemitério vertical?

Apesar de ser um tema pouco discutido, os cemitérios enfrentam problemas como a superlotação e a dificuldade de comportar pessoas com dignidade. Para solucionar o problema, o cemitério vertical e a cremação são boas alternativas.

Quanto aos cemitérios verticais, os corpos ficam em gavetas dispostas em andares, uma sobre a outra. Os compartimentos são chamados de lóculos e todos contam com um tubo para a coleta do necrochorume — uma substância liberada pelo corpo após o falecimento —, que receberá o tratamento mais adequado.

As principais diferenças em relação ao cemitério tradicional, na disposição horizontal, são a modernidade e a economia. Além disso, vale ressaltar que o cemitério vertical também permite fazer bonitas homenagens e visitas.

A morte e o destino do corpo ainda são tabus para a sociedade brasileira, contudo alternativas que solucionam problemas derivados do sepultamento tradicional têm ganhado mais espaço. Dessa maneira, é importante que o tema seja discutido para eliminar as resistências e encontrar maneiras mais benéficas de cuidado com os mortos.

Quais são as vantagens do cemitério vertical?

O cemitério vertical dispõe do que há de mais moderno e dinâmico no que se refere a necrópoles. Ele tem vantagens significantes em relação aos outros tipos. Confira algumas delas!

Mais ecológico

Como destacamos no início, a principal vantagem de optar pelo cemitério vertical está relacionada à preocupação com as questões ambientais. Assim como a cremação, o cemitério vertical é considerado uma opção ecologicamente correta, o que se distingue da forma como ocorrem os sepultamentos em cemitérios tradicionais.

Apesar de semelhantes, no cemitério vertical o corpo não é cremado. Essa pode ser uma opção da família e existem locais que contam com espaços específicos para guardar as cinzas, mas são procedimentos diferentes.

De modo geral, os cemitérios trazem um risco de impacto ambiental, pois o processo de decomposição libera um líquido que é prejudicial ao meio ambiente. Já o método aplicado no cemitério vertical faz com que os impactos que ocorrem com frequência, em especial nos cemitérios públicos, sejam evitados.

Um exemplo é quando o líquido liberado na decomposição do corpo entra em contato com a água, fazendo com que ela seja contaminada. Além disso, ainda há a presença dos odores que são produzidos na decomposição dos cadáveres, que contêm gases que têm potencial tóxico para ar e solo. Esse fato ocorre devido à falta de manutenção das covas ou espaços de sepultamento.

Por outro lado, no cemitério vertical esses danos são evitados, pois a decomposição é feita dentro das gavetas com a circulação de oxigênio. Assim, nenhuma substância chega ao meio ambiente.

Mais segurança e dignidade ao corpo

Mais um ponto a favor da preocupação ambiental dos cemitérios verticais é a forma como acontece a decomposição. Nesse caso, ela se dá por uma técnica chamada decomposição anaeróbica.

Isso porque, como dissemos, no espaço em que o corpo fica existe um sistema de ventilação que troca o ar com frequência, o que permite que a decomposição aconteça com oxigênio, o que não é possível nos cemitérios horizontais.

Assim, o necrochorume evapora com maior facilidade e todos os gases são tratados para que sejam liberados ao ambiente sem nenhum impacto ou risco às pessoas. No sepultamento tradicional, a decomposição demora em média dois anos, enquanto no método mais ecológico esse processo ocorre em um período entre seis e oito meses. 

Melhor aproveitamento do espaço

Como destacamos no início, o cemitério vertical é a solução para acabar com os problemas de falta de espaço nas necrópoles. Com o crescimento da população, é comum que ocorra também o crescimento da mortalidade e, com isso, as pessoas ficam à mercê dos cemitérios tradicionais.

No caso da disposição vertical, esse problema é resolvido, pois os corpos são colocados em uma espécie de prédio e, dessa forma, aproveita-se melhor o espaço. Nos cemitérios desse tipo, estima-se que seja possível sepultar cerca de 500 corpos em uma área de 2 mil metros quadrados.

Conforto aos familiares

Outro fator importante é em relação ao conforto da família. No método vertical, o ente querido é colocado no caixão e levado para dentro de uma gaveta. Por outro lado, no método tradicional, o familiar é enterrado e isso pode trazer uma sensação muito desagradável a quem presencia a cena.

Além disso, é possível proporcionar maior conforto em relação às datas comemorativas. No Brasil e em alguns outros países, existe uma cultura em relação ao Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, data em que as famílias se dirigem aos cemitérios e prestam homenagens às pessoas que já faleceram.

Nesse período, é comum que voltem as lembranças, o sentimento de luto e a tristeza pelo fato de não ter mais aquela pessoa junto de nós, e caso o funeral tenha sido muito desagradável, isso pode trazer memórias negativas. No caso do cemitério vertical, as únicas lembranças que existirão do ente querido serão as boas imagens guardadas com carinho pelos que ficaram.

Além do mais, os cemitérios verticais podem contar com uma organização muito bonita e com homenagens dignas às pessoas falecidas, para que a família sempre tenha um espaço agradável e organizado para fazer as suas orações e homenagens.

Acessibilidade

O luto e o carinho são comuns a todas as pessoas, por isso é importante que os cemitérios sejam locais que se preocupam com a acessibilidade e o conforto. Nesse sentido, os cemitérios convencionais não são os melhores lugares, pois a sua disposição pode aumentar as dificuldades de circulação de pessoas com deficiências ou idosos.

Os cemitérios horizontais não têm boa infraestrutura. Os túmulos costumam ser instalados em lugares difíceis de chegar, com obstáculos e pouco espaço. Por outro lado, o vertical conta com sinalização, rampa e alguns chegam a ter elevadores que facilitam a locomoção das pessoas que necessitam desse serviço.

Além disso, os espaços ficam protegidos do sol e da chuva, o que traz muito mais conforto para as visitas em comparação aos cemitérios tradicionais, que ficam a céu aberto.

Monitoramento e segurança

A segurança das pessoas que visitam o cemitério, além da garantia de preservação do espaço e da integridade dos corpos, é um aspecto essencial. No geral, prédios e edifícios costumam ter um sistema de monitoramento e segurança 24h por dia. As chances de ocorrer uma violação são menores se comparado aos locais que são abertos.

É importante levar em consideração o fato de o ambiente ser mais ameno e propício para a cerimônia de velório. Lidar com o óbito de um ente querido é difícil para as famílias, portanto, quanto mais confortável for o ambiente, melhor será para as pessoas enlutadas realizarem as últimas homenagens e darem adeus ao ente querido.

Além disso, os cemitérios verticais também permitem que seja realizada a cerimônia de velório, período em que a família dispõe de um tempo para se despedir do familiar. Trata-se de um receio frequente de quem considera a opção do cemitério vertical, afinal, esse é um ritual importante para o processo de despedida, que é preservado com muito respeito.

Mais economia

Como dissemos, o cemitério vertical também é uma alternativa mais econômica em relação ao tradicional. Além de ter um custo de contratação mais baixo, a sua construção tecnológica não exige custos de manutenção. Assim, o local onde o seu ente querido foi enterrado está sempre limpo, bem organizado e cuidado.

Onde encontrar cemitérios verticais no Brasil?

O Brasil tem uma grande população, por isso é importante considerar a escolha por cemitérios verticais. Além do mais, eles têm se tornado uma escolha mais frequente por conta das vantagens oferecidas. Alguns exemplos de cidades que contam com essa opção são:

  • Blumenau (SC);
  • Passo Fundo (RS);
  • Santos (SP);
  • São Paulo (SP);
  • São Vicente (SP);
  • Rio de Janeiro (RJ).
Mas existem outras cidades que também já oferecem a possibilidade de enterrar as pessoas de maneira vertical. É interessante consultar a disponibilidade para regiões específicas.

Quando o cemitério vertical é a melhor escolha?

Essa escolha pode trazer benefícios, portanto é muito válido que as famílias conheçam mais a respeito e avaliem se é uma boa alternativa. Veja algumas situações em que o cemitério vertical pode ser mais vantajoso.

A família não se sente confortável com o modelo tradicional

Como vimos, a decomposição em cemitério tradicional é bem desagradável, assim como o processo de enterro. Isso pode ser um problema para as famílias que não se sentem confortáveis com o procedimento tradicional.

No caso da alternativa vertical, tudo ocorre com respeito, dignidade e da maneira mais natural. Isso porque, no método tradicional, a ausência de oxigênio favorece a proliferação de agentes causadores da decomposição acelerada, o que não acontece nos cemitérios verticais. Nesse sentido, a cremação também pode ser uma possibilidade.

Existe a pretensão de gastar menos

Se a família pretende encontrar uma opção para o sepultamento que seja mais econômica, pode optar por um cemitério vertical. Como vimos, ele tem menor custo, além de representar uma redução significativa do valor que seria gasto com as manutenções.

Não existem prejuízos em relação à acomodação do falecido ou à visitação da família; os cemitérios são muito organizados para oferecer o melhor cuidado.

A família não tem tempo para limpezas regulares do túmulo

Um benefício importante em relação ao cemitério vertical é que não é necessário ir regularmente até o local para fazer limpezas do túmulo. Com a organização em gavetas, a administração se encarrega da limpeza e do cuidado com os espaços.

Podem existir locais para flores, fotos e outras homenagens ao falecido, que são de responsabilidade da família. Contudo, não surgirão problemas com mato e sujeira, por exemplo. O corpo estará sempre em um local que preza pela limpeza e que realiza manutenções regulares.

É uma alternativa mais moderna

Se a sua família procura por um cuidado mais moderno após a morte, o cemitério vertical precisa ser considerado. Essa é uma boa escolha para pessoas que têm um perfil prático e optam por inovação, sem perder o carinho e o cuidado com a família.

Assim, é uma possibilidade de oferecer um destino seguro e com consciência ambiental às pessoas queridas que faleceram, sem que seja necessário abrir mão das cerimônias e homenagens importantes para o processo saudável de luto.

A parte estética também tem a sua importância. Os cemitérios tradicionais trazem esculturas e belos ornamentos, contudo o tipo vertical também conta com uma aparência própria, em que os compartimentos são construídos de forma padronizada e moderna.

Em suma, o cemitério vertical é um modelo que tem ganhando mais espaço no Brasil por trazer soluções para problemas importantes a respeito do sepultamento. Além disso, ele possibilita um bom cuidado para as pessoas que faleceram e suas famílias, o que faz com que ele seja uma alternativa que vale a pena ser considerada.

Os assuntos relacionados aos cuidados pós-morte ainda são confusos para você? Comece entendendo melhor o que é jazigo, os diferentes tipos e quais são os melhores.


Artigos Relacionados