EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Plano Funerário Familiar
a partir de R$ 75 mensais
Grátis
  • Assistência Residencial
  • Consultas PET
  • Mecânico e Guincho (carro e moto)
  • Seguro de vida de 20 mil
Garanta hoje a proteção que sua família merece.

Guia completo sobre flores para velório que você deve conhecer

Você sabe qual o significado das flores no velório? Leia e descubra!

de Amar Assist , 25 JANEIRO de 2021

Flores brancas.
As flores para velório é um meio sublime de expressar amor, simpatia, respeito e condolências, principalmente depois da morte de alguém que é importante para nós. As flores apresentam uma função de suma importância nas tradições, que envolvem os rituais de morte e sepultamento, em diversas civilizações e por diversos motivos.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Selecionar as flores adequadas para simbolizar um ente querido falecido pode não ser tão simples assim. Cada uma das flores tem significados religiosos e culturais diferentes; e utilizar o tipo errado de flor para um funeral pode ofender a família enlutada.

Neste guia falaremos mais sobre o significado das flores em funerais e como escolher as adequadas para este momento de luto. Acompanhe!

1. Qual o significado das flores nos velórios?

A tradição de flores em funerais começou há milhares de anos. Independente se o corpo vai ser cremado ou irá para um jazigo, a prática no velório é vista como um meio de expressar sentimentos que podem ser muito difíceis de dizer a uma família, que acaba de perder alguém.

Hoje em dia, as flores são utilizadas nos funerais como expressão visual de nosso amor, simpatia, dor e respeito pelo falecido, mas nem sempre foi assim. Antigamente, flores fúnebres perfumadas eram colocadas sobre e ao redor do caixão do falecido para perfumar a área e afastar o cheiro do corpo em decomposição.

Felizmente, encontramos uma maneira melhor de controlar o odor, mas a tendência das flores permaneceu. O fato é que, hoje em dia, todos são convidados a expressar seus sentimentos por meio de flores, trazendo um arranjo de flores que personifica sua relação e sentimentos para com o falecido e sua família.

2. Por que usar flores e coroas nas homenagens fúnebres?

As flores ajudam a suavizar o ambiente para o serviço fúnebre e estão arraigadas na tradição funerária. Diferentes tipos de flores têm significados muito específicos para funerais. Os lírios, por exemplo, que são o tipo mais comum de flores funerárias utilizadas, simbolizam um retorno à inocência e à pureza. Os cravos também são uma escolha comum, sendo que os vermelhos expressam respeito, enquanto os cravos brancos simbolizam a lembrança.

As rosas são a terceira escolha mais comum. As rosas brancas são equiparadas a humildade e juventude, enquanto as rosas amarelas denotam fortes laços de relacionamento.

Como mencionado, as flores serviam para um propósito muito prático em funerais. Elas já foram muito utilizadas ​​para controlar odores, enquanto o corpo se decompunha. Antes do embalsamamento se tornar parte integrante do processo funerário e antes que o armazenamento refrigerado fosse comum nas funerárias, os corpos se decompunham naturalmente muito rapidamente, como vimos anteriormente.

Os agentes funerários utilizavam flores penduradas ao redor do caixão — que ainda é tradicional nos dias atuais — para mascarar o cheiro, que pode ser bastante nocivo. À medida que o embalsamamento e outras técnicas de preservação melhoraram, a necessidade de flores para servir a um propósito prático no processo funerário desapareceu.

Todavia, as flores eram vistas como uma  expressão visível de respeito, simpatia, cuidado e amor pelo finado e sua família. As flores, hoje, são usadas para expressar sentimento e apoio emocional para famílias enlutadas. Não só as flores são enviadas para a casa funerária, mas muitas vezes as flores são enviadas para a casa da família do falecido. 

Por mais que diversas pessoas não façam questão de flores como seu último desejo, ainda existirá algumas pessoas que consideram as flores mais pessoais e transmitem melhor seus pêsames do que uma contribuição de caridade.

3. Quais os tipos de flores para coroas?

3.1. Cravos

Em razão de sua fragrância forte, uma grande variedade de cores e tendência a durar muito tempo, os cravos normalmente simbolizam arranjos de flores de simpatia, por mais que os floristas também os utilizem para fabricar sprays e coroas fúnebres. Assim como muitas flores, as cores escolhidas podem transmitir significados diferentes.

  • rosa: lembrança;
  • vermelho: amor, admiração, desejo;
  • branco: fidelidade, pureza, inocência, doçura, amor imaculado.

3.2. Lírios

Os lírios são talvez as flores mais popular em cerimônias fúnebres devido à sua representação da inocência, que foi restaurada na alma do falecido. Qualquer tipo de lírio branco é apropriado, pois representam majestade e pureza. No entanto, o lírio stargazer branco, em particular, simboliza simpatia e faz parte de muitos arranjos florais funerários e buquês.

3.3. Tulipas

Um funeral não é um motivo para comemoração, então você pode estar se perguntando por que essa flor brilhante e colorida é frequentemente utilizada em funerais. O fato é que elas começam a florescer na primavera e, com isso, são frequentemente ligadas à renovação e a novos começos.

Mandar um arranjo com tulipas para os familiares da pessoa falecida é o mesmo que enviar um cartão com frases de encorajamento para eles. Diz a eles que passarão por esse momento difícil e encontrarão a felicidade novamente — e que você estará ao lado deles a cada passo do caminho.

As tulipas vermelhas são normalmente utilizadas para transmitir o amor perfeito, enquanto as tulipas brancas simbolizam a dignidade ou o perdão. Os significados trazidos pelas tulipas brancas e vermelhas são bem abrangentes, fazendo com que elas se tornem usuais em várias situações, quando utilizadas em arranjos em memória de um ente querido.

3.4. Lírio da paz

O lírio da paz tem sido utilizado há muito tempo em cerimônias religiosas, pois a flor representa paz, harmonia, inocência e pureza depois da morte. Também se acredita que eles estejam associados à ressurreição de Jesus Cristo, pois morrem ao longo do inverno e voltam a nascer na primavera.

Ele também é um grande presente de simpatia, devido à essa sua capacidade de renascer. É uma bela planta para dar à família do falecido, como um lembrete de que sua alma ainda vive. Se você gostaria de deixar um lembrete duradouro para a família, um lírio-da-paz lindamente apresentado como bandeira branca é a escolha perfeita.

3.5. Rosas

Assim como os lírios brancos, as rosas brancas representam pureza e inocência e são uma adição comum à simpatia e aos arranjos de flores fúnebres. Outras cores de rosas também são utilizadas como forma de lembrar o falecido. Rosas na cor rosa representam amor, graça e apreço; e geralmente são dadas aos enlutados, enquanto rosas vermelhas escuras representam tristeza.

As rosas amarelas significam amizade e são dadas por amigos do falecido, a fim de representar sua lealdade.

3.6. Orquídeas

As orquídeas em vasos são plantas elegantes e duradouras que fazem a escolha perfeita para um presente de simpatia. As orquídeas não são somente admiradas por sua enorme elegância, mas também por terem uma grande durabilidade em buquês e arranjos; e as famílias comumente optam por essas flores funerárias para levar para casa depois do serviço religioso.

Inclusive, uma orquídea é uma flor para ser usada em velórios, devido a sua beleza duradoura. Normalmente, as orquídeas de qualquer cor representam o amor eterno, mas os arranjos de flores fúnebres costumam apresentar orquídeas rosas ou brancas para emitir simpatia.

Cores diferentes têm significados diversos, por essa razão é essencial saber o que representam antes de enviar flores.

3.7. Gladioli

Este é um gênero de plantas com flores da família da íris (Iridaceae). Muitas vezes é conhecido como "lírio-espada", porém, comumente é chamado por seu nome genérico, sendo seu plural "gladíolos". O gênero surge na Ásia, África do Sul, Europa Mediterrânea e África tropical.

Eles podem crescer muito e frequentemente ser usados em arranjos fúnebres devido à sua altura. Independentemente de sua cor, os gladíolos geralmente simbolizam caráter forte, sinceridade, integridade, moralidade etc.

3.8. Crisântemos

Crisântemos são uma característica comum em arranjos de flores em serviços funerários, devido ao fato de os crisântemos brancos carregarem significados relacionados à morte de um ente querido, como o luto. Além de seu simbolismo, as flores brancas são usadas em buquês e arranjos como o Garnet em uma homenagem bem-vinda, alegre e positiva.

3.9. Jacinto

O significado da flor de jacinto pode ser identificado desde a mitologia grega antiga. Apolo, o Deus do sol, adorava um menino chamado Hyakinthos, que foi tragicamente morto por Zephyr, o Deus do vento oeste. Depois de sua morte, lindas flores cresceram ao redor do corpo de Hyakinthos e Apolo chamou essas flores de jacintos em homenagem ao menino por quem ele se importava muito.

Com base nessa história, muitos floristas utilizam jacintos para simbolizar um sentimento de profunda tristeza e saudade da pessoa que faleceu.

4. Como escolher os tipos de flores?

Quando for escolher as flores que serão utilizadas em um velório, o arranjo escolhido deve estar de acordo com a história do seu relacionamento com a pessoa falecida. Era um familiar próximo ou distante? Ela foi o amor da sua vida? Foi um amigo muito querido? Afinal de contas, os tipos de flores selecionadas transmitem sentimentos específicos. Elas são uma forma de transmitir sentimentos e passar uma mensagem cheia de significados.

Assim, as coroas de flores costumam viabilizar um tributo ao ente querido morto de forma mais duradoura. Além disso, será como um lembrete frequente do carinho e da amizade que você quer oferecer a família ao longo do processo de luto. Conheça agora algumas dicas que te ajudarão a tomar a decisão pelas flores mais adequadas e apropriadas.

4.1. Lírio

Para montar as coroas fúnebres, o lírio é uma excelente opção, devido ao fato de significar restaurar a inocência da alma dos que já se foram. O lírio branco normalmente é escolhido para arranjos em cerimônias fúnebres de crianças, pelo fato de transmitir pureza e majestade.

4.2. Rosas

Do mesmo modo que os lírios, as rosas são flores muito utilizadas nas coroas fúnebres. É importante ressaltar que cada cor tem um significado diferente. As rosas brancas são a representação máxima de pureza, espiritualidade e inocência. A rosa na cor amarela é constantemente oferecida por amigos para demonstrar seu forte vínculo.

Já a mais conhecida, que é a rosa vermelha, num velório transmite tristeza e também amor. E a rosa amarela é comumente dada por amigos para mostrar sua ligação. As rosas escuras são muito raras e são usadas para transmitir gratidão ao finado. Além disso, quando somente uma rosa é colocada na coroa de flores, ela demonstra amor duradouro pelo ente querido que morreu.

4.3. Crisântemo

No Brasil, o crisântemo é um dos mais utilizados tipos de flores em coroas fúnebres. Diferentemente de outras flores, o significado por trás do crisântemo é bem variado de acordo com o país. Em alguns, o seu significado pode ser sinceridade e vida completa, por exemplo. Em outros, pode ser tristeza ou honra. Ela é uma flor muito resistente e bastante utilizada para demonstrar a dualidade da morte e da vida em culturas diferentes.

4.4. Orquídeas

Essas são plantas lindíssimas e possuem diversas espécies. Além disso, representam a beleza e o amor. Neste momento tão difícil que é perder um ente querido, ela passa uma imagem de elegância e muita força.

4.5. Margaridas

Tem diversos significados as coroas de flores de margaridas, porém, estão sempre ligados a inocência, pureza e juventude. Por essa razão, normalmente, estão presentes em coroas que são enviadas a velórios de jovens ou crianças.

4.6. Cravos

Eles são constantemente utilizados nas coroas de flores. Assim, como em outras flores, cada cor tem um significado diferente. Os cravos vermelhos, por exemplo, demonstram carinho e o branco representa a inocência. Para os velórios que seguem doutrinas católicas, os cravos na cor rosa podem ser uma excelente opção, pois creem que foram criados por meio das lágrimas da Virgem Maria.

4.7. Copo de leite

Essa é uma flor com um aroma muito suave e sua cor é branca, representando a pureza e possuem muita ligação com o sagrado. A sua espádice amarela está muito ligada a iluminação espiritual em certas culturas.

4.8. Gérbera

Quando são preparadas coroas dessa flor é possível contemplar uma verdadeira séria de cores, ligadas ao amor e também ao conforto dos familiares do finado. Seus tons também demonstram charme e beleza.

Por fim, agora que você sabe o significado dessas flores para velórios populares, pode escolher um arranjo que seja apropriado para o relacionamento que você teve com o falecido. Use essas flores para expressar o que está em seu coração e diga um adeus final ao seu amigo ou membro da família da forma mais sublime possível.

Conseguiu compreender a importância das flores em velórios? Tem alguma dúvida ou ideia sobre o assunto? Então, deixe seu comentário abaixo!


Artigos Relacionados