EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Plano Funerário Familiar
a partir de R$ 75 mensais
Grátis
  • Assistência Residencial
  • Consultas PET
  • Mecânico e Guincho (carro e moto)
  • Seguro de vida de 20 mil
Garanta hoje a proteção que sua família merece.

Não é só no Brasil: realizar um funeral ficou mais caro

Pandemia mostrou a importância dos planos funerários pré-pagos

de Amar Assist , 14 ABRIL de 2021

Homem de negócios com uma ampola em sua mão

Recentemente, o site “Money Saving Expert” - maior site de consumo do Reino Unido, com cerca de 16 milhões de usuários por mês - publicou um guia completo sobre as vantagens que um plano funeral pré-pago oferece. Ou seja, os benefícios proporcionados por um pacote funerário como o Plano Funerário Familiar da Amar Assist. 

Segundo o texto, recentemente, os preços dos serviços funerários aumentaram em função da pandemia global de Covid-19. De acordo com as estatísticas, no Brasil, o número de mortes ultrapassou 4 mil óbitos em um dia. 

Se o Brasil está batendo recorde de mortes, consequentemente, isso afeta os valores do "descanse em paz". Ao realizarmos uma pesquisa no Google, verificamos que, em 2020, os valores de um funeral triplicaram. Por esse motivo, muitas pessoas estão optando por planos pré-pagos - em que você paga o seu próprio funeral com antecedência. 

O valor do “descanse em paz” em diferentes países  

Ainda que a morte seja inerente à condição humana, é importante destacar que há diferença entre um mercado e outro. No Reino Unido, geralmente, as empresas só aceitam pessoas que possuem mais de 50 anos. Aqui no Brasil não temos essa barreira. O Plano Funerário Familiar da Amar Assist, por exemplo, aceita pessoas de todas as idades.

Outro ponto é a questão da regulamentação. Ao passo que no Reino Unido, os planos funerários não são regulamentados, no Brasil, desde 2016, temos uma lei específica (Lei Federal nº 13.261). Essa lei apresenta as regras para a comercialização de planos de assistência funerária. Sendo assim, as famílias brasileiras possuem respaldo ao contratarem esse tipo de serviço. Contudo, é preciso ter atenção ao escolher um plano funerário. É importante verificar quais são os serviços oferecidos, se a empresa está em dia com a Receita Federal e quais são as avaliações no Reclame Aqui. 

Outra diferença que podemos apontar é a forma de pagamento. No Reino Unido, normalmente, o plano funerário funciona como o financiamento de uma casa. O funeral possui um custo específico e a pessoa paga uma quantia mensal até que se complete esse valor total. Assim sendo, se você morrer antes de reembolsar o saldo total, sua família deverá pagar o restante. Já na Amar Assist, o plano funciona como um convênio ou seguro de carro, enquanto você paga as mensalidades, todas as vidas do seu contrato estão cobertas.

Falar sobre plano funerário ainda é um tabu, porém, imprevistos acontecem. Saiba como se planejar financeiramente!

O plano funerário é vantajoso para todos? 

Se você é o tipo de pessoa que gosta de estar no controle, o plano funerário é uma ótima opção para você, pois basta realizar uma única ligação no ato da morte. A família não precisa se preocupar com documentação, papelada ou escolher cada detalhe da cerimônia de última hora, porque o agente funerário efetua todos esses procedimentos. 

Fora isso, ao pagar por um plano funerário, você está protegido contra a inflação, pois o Plano Funerário Familiar da Amar Assist possui reajuste anual com base no IPCA (em média 4% ao ano). Logo, em um plano que tem uma mensalidade mensal de 75 reais, isso equivale a um reajuste no valor de 3 reais. 

Como dito anteriormente, a pandemia elevou os valores do sepultamento. Hoje, um velório pode custar até 30 mil reais. Porém, os clientes da Amar Assist, que perderam um ente querido durante a pandemia, receberam um funeral completo sem qualquer tipo de alteração em seu orçamento familiar, porque o preço da mensalidade do Plano Funerário Familiar não sofreu reajuste por conta da elevação dos custos dos serviços funerais. 

Guardar dinheiro na poupança é uma boa alternativa?

Você pode até questionar: mas e se eu colocar esse dinheiro na poupança? É uma alternativa você guardar dinheiro em uma conta do tipo poupança e deixar a sua família ciente de que esse valor deve ser utilizado para o pagamento das despesas do seu funeral. No entanto, os seus familiares ainda teriam que executar todos os processos burocráticos e poderiam descobrir que não há dinheiro suficiente para cobrir todos os custos. E mesmo que você reserve uma boa quantia, sua família pode não conseguir resgatar esse valor a tempo de pagar as despesas do funeral. Às vezes, o dinheiro não é liberado com tanta rapidez devido a um processo legal.

Além do mais, pagar um plano funerário impede que a sua família seja lesada financeiramente. Infelizmente, há pessoas que aproveitam esse momento de fragilidade para aplicarem golpes. Resumidamente: o Plano Funerário Familiar alivia a pressão financeira e emocional de sua família quando chega a hora de organizar um funeral. 

E se eu falecer em outro estado? 

Há um outro cenário que também precisamos considerar, ao contratar um plano funerário com cobertura nacional: você pode viajar tranquilamente, pois não importa a cidade em que você esteja, a sua cobertura é mantida.  

Para finalizar, não podemos nos esquecer de que diante de uma morte, dificilmente, alguém consegue ter estrutura emocional para pesquisar e comparar preços. Planejamento é sempre a decisão mais assertiva e inteligente. Não é à toa que, durante a pandemia, inúmeras famílias perceberam o quanto um plano funerário é essencial, como relata a matéria do site Money Saving Expert.  

De fato, nós, brasileiros, costumamos ser supersticiosos, por isso, evitamos falar sobre qualquer assunto que englobe morte. Porém, nós contratamos um plano de saúde sem receio de ficarmos doentes, assim como fechamos um seguro para carro sem medo de sermos assaltados ou sofrermos um acidente de trânsito, Então, por que a contratação de um plano funerário atrairia a morte?

Se você ainda possui alguma dúvida, converse com um dos nossos consultores para ter a comprovação de que obter um plano funerário é uma medida importante.  


Artigos Relacionados