CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 4007-2851

Significado de sonhar com velório: quais as possíveis interpretações?

Sonhou com velório? Está preocupado com essa situação? E agora, o que isso pode significar? Veja nosso conteúdo e descubra!

de Amar Assist, 14 MAIO de 2020

Para muitas pessoas, os sonhos ainda são um mistério. Grandes especialistas da psicanálise tentam compreender essas manifestações da mente e como elas influenciam ou são influenciadas pelo nosso cotidiano.

Nesse aspecto, muitas pessoas se perguntam “qual é o significado de sonhar com velório?”. O falecimento é algo que ainda gera tabu e muitas pessoas sentem-se receosas quando têm que lidar com esse tipo de situação. Algumas comentam, outras pesquisam, outras nem falam, pois têm medo da morte ou de atrair algo ruim.

Pensando nesse contexto, criamos este conteúdo com informações importantes a respeito dos sonhos e o que significa quando o velório está presente nesse universo onírico. Confira nosso conteúdo e entenda muito mais sobre o assunto!

O que são os sonhos?

É natural sonhar com coisas que não nos agradam. No entanto, as situações que estão relacionadas à morte, geralmente, podem causar mais desconforto e inquietação, por exemplo, o velório. Porém, para começarmos a entender melhor sobre o assunto, é preciso compreender como se deu parte dos estudos sobre os sonhos. 

Em meados de 1900, os sonhos adquiriram um novo significado devido ao livro “A interpretação dos sonhos”, publicado por Sigmund Freud. Essa obra é uma das referências na psicanálise, isso pois a teoria de Freud sobre os sonhos, além de inovadora na época, até hoje atrai a atenção e gera estudos por parte da psicanálise e da psicologia.

Antes da publicação dessa obra, os sonhos eram tidos como misteriosos ou como peças para premonições. No entanto, a partir dos estudos da psicanálise, os sonhos tornaram-se mais importantes para compreender nossa mente e o nosso comportamento diante de muitos aspectos da vida, que vão desde a infância até a vida adulta.

Freud notou que os sonhos também poderiam ser uma manifestação do inconsciente e, por isso, utilizou a si mesmo como um objeto de estudo dentro dessa área. Ele percebeu que em muitos de seus sonhos o inconsciente se manifestava por meio das memórias da infância e, resumidamente, podemos dizer que a partir disso ele teorizou que muito do universo inconsciente do adulto é formado, principalmente, pelas memórias da infância, sejam elas claras ou não.

É a partir de então que os sonhos começaram a fazer parte da psicanálise, época em que ela ainda estava em formação, e auxiliaram no processo do ser humano de autocompreensão. A partir dessa reflexão, fica a pergunta: se para Freud os sonhos eram um processo interno e eram construídos no inconsciente, será que sonhar com velórios, por exemplo, poderia ter alguma relação com o futuro?

E é aí que devemos ter mais atenção. Os sonhos podem não falar tanto sobre o futuro ou prever acontecimentos ruins; na verdade, eles estão querendo dizer muito mais sobre nós, sobre nossos medos e sobre a qualidade de nosso sono.

Qual é a relação entre sonho e qualidade do sono?

O ser humano passa, em média, 30 anos de sua vida dormindo e, durante esse longo período de sono, temos os sonhos que podem ou não ser lembrados após o despertar. Além disso, eles podem ser agradáveis ou não. Os agradáveis nos deixam uma sensação positiva e podemos, assim, acordar mais dispostos a trabalhar, fazer exercícios físicos, ler ou realizar qualquer tarefa que seja agradável. 

Já ao contrário, se os sonhos são negativos, ficamos receosos e, às vezes, podemos passar o dia tentando compreender o que pode ter acontecido para que essas imagens indesejadas chegassem a nossa mente.

Nesse contexto, precisamos pensar um pouco mais sobre como o nosso corpo age durante o sono. Enquanto uma pessoa dorme, o corpo dela passa por várias fases e cada uma tem uma função fundamental para o organismo. É como uma oportunidade para o cérebro fazer uma “limpeza” nas áreas mais ativas do dia, separar o que serve e o que não serve para que você tenha uma mente mais organizada, focada e atenta.

A primeira fase é quando o cérebro reage à melatonina, hormônio que induz a sensação de sono. Assim, o corpo fica menos tenso e a sensação de sonolência é mais leve. Na segunda fase, o sono é mais leve, o ritmo cardíaco baixa e a respiração fica mais suave. A terceira e quarta fase são responsáveis pelo sono mais pesado, é uma espécie de preparação para a quinta fase, em que o sono estará realmente profundo.

A quinta fase também é conhecida como REM e normalmente ocupa entre 20% e 25% do tempo de sono. Dentro dessa etapa, pode-se sonhar em torno de quatro a cinco vezes. De acordo com o médico Drauzio Varella, para o cérebro não há diferença se o que acontece é sonho ou realidade, por isso, na fase onírica, a atividade cerebral é máxima e a motora é mínima.

O que significa sonhar com velório?

Considerando todas essas características inconscientes dos sonhos e as características que fazem parte das reações químicas do cérebro e as fases do sono, confira abaixo o que significa sonhar com velório!

Finalização de uma etapa

Em primeiro lugar, sonhar com velório não significa, necessariamente, que alguém próximo falecerá. Na verdade, essa pode ser uma metáfora do seu subconsciente para indicar a finalização de algum ciclo em sua vida. Há determinados momentos que encerramos fases, e nosso cérebro pode interpretar essas passagens de várias formas. Uma delas é realizando um velório, deixando algo para trás, enterrando um ocorrido.

Limpeza de alguns sentimentos

Às vezes não percebemos, mas guardamos sentimentos os quais não são positivos para nossa saúde. Chega um momento que precisamos compreender e nos libertar de determinadas situações. Por isso, ao sonhar com velório, você pode estar enterrando o passado para seguir com sua vida e focar no futuro. 

Sendo assim, buscando a conceituação de Freud, os sonhos são também válvulas de escape e determinados sentimentos que na vida social vivemos reprimindo ganham a sua liberdade no universo onírico e é assim que podemos conhecer mais profundamente nossa vida psíquica.

Resquício de situações diurnas

Os sonhos podem ser apenas algumas memórias do dia sendo consolidadas. Como já mostramos, o cérebro aproveita a parte do sono para fazer o seu trabalho de limpeza. Nesse intuito, algumas atividades que foram mais marcantes no dia a dia podem ser relembradas, principalmente quando elas nos deixam mais preocupados. Se você foi a um velório, por exemplo, e essa foi uma situação mais difícil, é bem provável que seu cérebro repita essa situação.

Dentro desse contexto de interpretações, é muito importante termos a consciência que não é possível chegar a uma interpretação certeira sobre a significação dos sonhos. O significado de sonhar com velório é muito abrangente e essa é uma manifestação individual e, por isso, depende de uma análise individual.

Notou como os sonhos são mais abrangentes do que imaginamos? Eles são peças muito importantes para o autoconhecimento! Quer saber mais sobre o assunto? Então, curta nossa página no facebook e fique por dentro de novas informações!