CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Como é feita a cremação de animais e quais as vantagens da prática?

Saiba tudo sobre cremação de animais

de Amar Assist , 26 OUTUBRO de 2020

Uma mão segurando uma urna de cinzas azul marinho.
Para quem ama animais, a perda de um deles é um momento extremamente doloroso. Afinal, eles são companheiros que ficam ao nosso lado ao longo de uma vida e, infelizmente, vivem pouco perto das experiências que ainda gostaríamos de construir com eles.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Para lidar com esse processo de luto de uma forma saudável e demonstrar sua admiração e seu respeito da melhor forma possível, uma das opções é realizar a cremação de animais — um processo sustentável, prático e que permite a você e seus familiares prestar as últimas homenagens.

Vamos mostrar neste artigo como é feita a cremação de animais e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Por que não é recomendado enterrar os animais após a morte?

Muitos donos, diante da morte dos seus animais, realizam o processo funerário enterrando-os em terrenos próprios, quintais, fazendas, entre outros locais. Porém, esse é um processo complicado, porque, normalmente, não são cumpridos os protocolos de segurança para evitar a contaminação do terreno.

Afinal, o corpo do animal entrará em decomposição com o passar do tempo. Se ele faleceu por alguma doença contagiosa (como a cinomose), o agente contaminante poderá adentrar o lençol freático e, assim, levá-lo para a água da região. Outras doenças que podem ser propagadas assim são a toxoplasmose, raiva e leptospirose — todas elas afetam humanos e animais.

Além disso, o próprio processo de decomposição causa contaminação local por meio de necrochorume. Isso pode gerar doenças como tétano e hepatite, caso chegue ao lençol freático.

Em muitos casos, também pela realização do enterro de forma inadequada, pode-se gerar cheiros fortes e desagradáveis na região, incomodando sua família e vizinhos. Nada bom, não é mesmo?

Como é feita a cremação de animais?

A cremação dos animais segue um processo bem parecido com o da cremação humana. Os donos podem realizar uma cerimônia de despedida para o animal, incluindo imagens, músicas, flores, entre outros elementos. Isso ajuda, por exemplo, a lidar melhor com o luto, de uma forma menos dolorosa. Seria como uma espécie de velório.

Depois da cerimônia, o corpo pode ser mantido em refrigeração para aguardar o processo de cremação. Nesse momento, ele é levado para um forno de duas câmaras que impede a liberação dos gases para o meio ambiente, evitando gerar poluentes para a atmosfera. Todo o processo dura aproximadamente duas horas, podendo estender ou diminuir de acordo com o porte do animal.

No final, ficarão apenas as cinzas, que serão retiradas e entregues para os donos, em uma urna especial. Nesse momento, também, é emitido um atestado de óbito comprovando que todo o processo foi feito de forma segura e de acordo com a legislação vigente.

Quais as vantagens de optar pela cremação de animais?

Escolher a cremação pode ser, além de um ato de amor pelo seu pet, mais benéfico para o meio ambiente e mais vantajoso para você e seus familiares. A seguir, vamos mostrar as vantagens de optar por ela em vez do enterro. Acompanhe!

Sustentabilidade

Em primeiro lugar, você honrará a história do seu pet protegendo o meio ambiente. Afinal, cuidar da natureza é cuidar do espaço que pode ser usado e habitado por muitos outros animais. Tanto no processo de cremação em si quanto posteriormente, não há danos ao meio ambiente, por isso esse processo é considerado o mais sustentável.

Redução das chances de disseminação de doenças

Como falamos, ao optar pelo enterro sem os cuidados necessários, pode ocorrer contaminação tanto do solo próximo quanto do lençol freático que abastece a região. Com isso, doenças sérias podem ser passadas para animais e seres humanos.

A cremação evita esse tipo de situação, não gerando poluentes para o solo. Mesmo que você decida, por exemplo, realizar um ritual de despejar as cinzas em algum lugar, isso não gerará problemas para a população próxima.

Possibilidade de guardar as cinzas

Muitos tutores gostariam de ter a possibilidade de estar com os seus bichinhos para sempre perto deles, mesmo após o falecimento. A cremação permite que você destine um lugar para homenageá-los e relembrar o quanto eram especiais para você.

Caso não queira armazenar as cinzas em sua casa, um outro ritual de despedida pode ser feito para dar melhor destino a elas. Por exemplo, que tal depositá-las debaixo da árvore preferida do seu cachorro? É uma forma de honrar essa lembrança.

Praticidade

Na cremação, todo o processo é conduzido por meio de profissionais responsáveis. Com isso, você não precisa se preocupar com nada, apenas em vivenciar o luto pela perda do seu animal.

Para quem normalmente opta por enterrar, há toda uma preocupação em encontrar o lugar ideal, abrir o espaço para enterrá-lo, solicitar uma pessoa querida que ceda um espaço (no caso de quem não tem quintal ou more em apartamento), entre outras questões. Com isso, a cremação torna-se prática para quem não pode ou não quer ter um maior trabalho com isso.

Cerimônia de despedida

Para muitos, o momento da cerimônia de despedida é fundamental para vivenciar o luto pela perda do seu pet. Na cremação, é oferecida a oportunidade para que aqueles que amavam o bichinho possam relembrar fotos, prestar homenagens, contar histórias e ter o apoio de pessoas queridas.

Menor sofrimento para os donos

O processo do enterro é doloroso, por isso muitas pessoas não querem lidar com as imagens desse momento. Vivenciar isso pode, até mesmo, ser traumático, principalmente para as crianças.

Ao optar pela cremação, o processo de despedida é realizado longe dos olhos dos tutores, caso queiram. Assim, a família terá apenas as lembranças dos bons momentos com o bichinho.

Porém, também é possível escolher a cremação coletiva, na qual o pet passará por isso junto com outros animais.

Agora que você sabe como é feita a cremação de animais e os benefícios de optar por ela, pode entender a importância de contar com um plano de saúde que ofereça essa opção para os contratantes. O plano funerário familiar da Amar Assist considera que o seu pet também é um membro da família e oferece a proteção necessária para lidar com um momento tão doloroso para os tutores.

Conheça nosso plano funerário familiar e tire suas dúvidas sobre o tema. Temos certeza de que ele será útil para trazer maior conforto em momentos difíceis.


Artigos Relacionados