CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Entenda as desvantagens de não contar com um plano funerário!

Entenda quais são as diversas desvantagens de não contar com um plano funerário para você e sua família.

de Amar Assist , 28 AGOSTO de 2020

Entenda as desvantagens de não contar com um plano funerário.

Entenda as desvantagens de não contar com um plano funerário!

O falecimento de um ente querido é sempre um evento muito traumático e desgastante para todos, principalmente quando essa pessoa não contava com a proteção de um plano funerário. Nesse momento em que já estamos fragilizados e atordoados, pequenos inconvenientes podem se tornar problemas imensos e de resolução muito difícil.

As pessoas costumam evitar pensar na própria morte por ser um tema considerado tabu, mas é preciso que tenhamos a consciência de que isso é algo inevitável e que tomar algumas precauções pode diminuir um pouco o sofrimento das pessoas que ficam. Neste texto você vai ver algumas das desvantagens de não se programar. Vamos lá!

O que é um plano funerário?

O plano funerário é um serviço por meio do qual os segurados pagam um valor mensal e têm a garantia de cobertura dos gastos necessários para o sepultamento. A cobertura pode incluir serviços cartorários, despesas com caixão ou cremação, preparação do corpo, velório, taxas municipais, transporte funerário, gestão e liberação de documentos, entre outros diversos serviços.

Existem planos individuais e familiares e a cobertura varia de acordo com os valores pagos. Além dos serviços funerários, você também pode receber outros benefícios, como seguro de acidentes pessoais, assistência residencial (chaveiro, eletricista e outros), assistência pet (hotel, transporte e funeral) e uma variedade de serviços, dependendo do plano contratado.

O que considerar na hora de escolher um plano?

O plano funerário é um investimento que resolve diversos problemas no momento do falecimento de alguém, torna o evento muito menos penoso financeiramente e permite garantir a realização da sua vontade. Existem também planos familiares que abrangem diversos membros da família. Mas é preciso escolher com muito cuidado a empresa certa.

Você deve considerar que os valores podem ser pagos por muito tempo e no momento de receber a prestação dos serviços é imprescindível que haja competência, seriedade e pontualidade por parte da empresa. Então, escolha uma empresa sólida, que conte com parcerias com empresas de seguro confiáveis e que ofereça pacotes que atendam a todas as suas necessidades.

Quais são as desvantagens de não ter um plano funerário?

Não são raros os relatos de pessoas que foram extorquidas e que tiveram que pagar quantias altíssimas para conseguirem enterrar seus entes queridos. A fragilidade e a pressa que o momento impõe fazem com que os entes queridos tomem decisões equivocadas e estejam na mira de pessoas mal-intencionadas. E o falecimento pode acontecer nas datas e nos momentos mais inconvenientes.

São inúmeros os motivos para contratar um plano funerário, mas existem algumas circunstâncias que são mais relevantes e que atingem a quase todos que têm que enfrentar situações assim. A seguir você verá uma lista com as principais desvantagens de não contar com a proteção de um plano.

1. Aumenta o trauma em um momento difícil

Embora o evento da morte seja inevitável e, em certa medida, previsível, ninguém está preparado para perder uma pessoa que ama. É algo devastador e o sofrimento inexplicável desse momento não pode ser comparado com nada. E algo que torna a situação ainda mais dolorosa é a resolução de questões práticas e imediatas que não se pode evitar.

Diversos contratempos e imprevistos costumam acontecer em situações assim. Em muitos casos, as pessoas mais capazes e que possuem maior aptidão para lidarem com essas questões precisam de tempo até se deslocarem e o tempo passa muito rápido. Tudo isso cria maior ansiedade e aumenta drasticamente o desespero e o abatimento das pessoas que ficam.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


2. Torna os gastos excessivos

Quase sempre, quando há o investimento financeiro, o planejamento e a prevenção custam muito menos do que a resolução imediata de um determinado problema. Um funeral não é uma exceção. É importante lembrar que o titular, a pessoa que é normalmente o arrimo da família, pode ser justamente quem faltará nesse momento, dificultando muito o acesso aos recursos.

A urgência, a imprevisibilidade e a dificuldade de localizar os recursos são só alguns dos motivos que fazem com que acabe saindo muito mais caro fazer um funeral sem um planejamento prévio. Quem possui uma maior disponibilidade financeira gasta muito em momentos assim e quem não possui acaba sendo obrigado a gastar mais do que poderia dispor.

3. A realização da sua vontade não é garantida

É comum que as pessoas tenham preferências específicas para o rito de seus funerais. Alguns supersticiosos, outros religiosos ou mera opção, todos merecem o devido respeito. Mas a indisponibilidade de recursos, a falta de planejamento e a urgência do momento podem levar os entes familiares que estão a cargo da resolução a fazerem opções contrárias a vontade do falecido.

Com a contratação de um plano funerário é possível que você deixe registrado e garanta a execução em detalhes do rito conforme a sua vontade, além de poupar os familiares de decisões desnecessárias.

4. Geração de conflitos

A indefinição, a tristeza e a pressa para resolver todos os problemas, além do atordoamento e até mesmo a revolta que pode haver em momentos assim, fazem com que os ânimos estejam exaltados e que os envolvidos e responsáveis estejam especialmente irritáveis.

Com a antecipação oferecida por um plano funerário é possível eliminar grande parte dos motivos de conflitos e aliviar o peso das pessoas que terão a obrigação de lidar com as questões práticas nesse momento. Isso oferece às pessoas a chance de se concentrarem no luto e no amparo aos mais fragilizados.

Por todas essas desvantagens que existem em não contar com a proteção de um plano funerário, você deve considerar seriamente a contratação de um serviço assim. A inevitabilidade da morte deve ser vista como um motivo para afastar de vez a ideia de que se antecipar atrai energias negativas.

Basta que você escolha uma empresa com reputação, que seja idônea, que possua confiabilidade e solidez e que ofereça os melhores serviços funerários. Você encontrará tudo isso na Amar Assist. Entre em contato conosco e encontre o melhor plano para você e para sua família e conte com essa segurança tão importante em momentos difíceis!


Artigos Relacionados