EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Empresa Amiga do Idoso!
Ao enviar os seus dados para saber mais sobre o nosso Plano Funerário Familiar, automaticamente, você faz uma doação para o Instituto Velho Amigo.

Não me conformo com a morte do meu pai: Como superar a saudade?

Culpa, revolta e arrependimentos são processos naturais. Saiba mais sobre esse assunto e ainda confira mensagens e músicas para homenagear o seu pai nas datas especiais

Luto-pai

A canção “O Caderno” de Toquinho, apesar de destacar o valor do caderno como ferramenta para o desenvolvimento de uma criança, exprime os sentimentos que envolvem o papel de um pai:  “Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá. Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver. Sou eu que vou ser seu amigo, vou lhe dar abrigo.” 

Ser pai é ser amigo, é escutar, aconselhar, amparar e estar ao lado nos momentos mais difíceis. Partindo desse princípio que o pai representa uma fortaleza na vida dos filhos, como superar a morte desse familiar tão importante? O pai é a figura afetiva que auxilia uma criança a se tornar um adulto responsável e um bom cidadão no mundo.

Quando o pai falece, é como se todas as viagens em família e os ensinamentos sobre a vida perdessem o seu brilho, tudo se transforma em uma amarga lembrança. Uma parte da história é perdida. Logo, enfrentar essa etapa da vida não é uma tarefa fácil. 

No entanto, além do efeito da morte do pai, todo o ambiente familiar precisa se reestruturar: o filho ocupa um papel que antes não lhe cabia, a esposa passa a realizar o que antes era executado pelo marido. É necessário tempo para que todos consigam se adaptar.  

Afinal, como há uma pessoa a menos na família, é indispensável repensar as contas, trabalho, estudo, alimentação, consumo de bens etc. Nós nunca estamos preparados para a morte, principalmente quando ela acontece antes do esperado.

Sabemos que esse tema não é fácil, mas reunimos informações que podem te ajudar a superar a perda do pai. Além disso, também separamos frases e músicas para que você possa homenagear o seu herói nas datas especiais. Continue a leitura!

Luto: Culpa e arrependimentos com a morte do pai

Quando alguém perde o pai, normalmente, perde a sua referência, ou seja, aquela pessoa na qual se espelha e busca proteção e segurança. Ao prosseguir sem esse alicerce, essa pessoa sente medo de errar e fica meio perdida. Além disso, também há a sensação de não ter feito tudo o que deveria ou que poderia ter se desculpado pelos desentendimentos. É comum pensar:  

  • "Poderíamos ter passado mais tempo juntos”
  • “Eu deveria ter dito o quanto o amava”. 
  • “Por que não assisti aquele jogo com ele?”
  • “Meu pai sempre me ajudava, eu deveria ter feito mais”
  • “Eu passava em frente a sua casa todos os dias, por que não o visitei mais vezes?” 


Isso tudo é muito comum, por isso, respeite os seus sentimentos. Chore quando for preciso e tudo bem se estiver com raiva. Apenas não faça do seu refúgio a bebida alcoólica. É importante destacar que a morte de um pai também significa a perda de um marido. A tristeza pode tornar a mãe apática durante o luto. Com isso, os filhos são obrigados a passarem por esse processo sem o apoio maternal. 

Morte do pai: como superar a saudade?

A saudade de um pai é para sempre. Você e os seus familiares têm o direito de ficar de luto para compreender os sentimentos derivados dessa situação. Porém, há formas saudáveis e não saudáveis de viver o luto. Entregar-se totalmente a ele pode incentivar o surgimento da depressão e complicar o retorno à vida normal. Afinal, os dias não deixam de correr porque perdemos alguém especial. 

Falar sobre plano funerário ainda é um tabu, porém, imprevistos acontecem. Saiba como se planejar financeiramente!

Como esquecer alguém tão especial e seguir em frente? 

Inúmeros filhos se perguntam: até quando posso ficar de luto por meu pai? É aceitável deixar a memória dele no passado? Se eu não sofri o “tanto que deveria”, sou uma pessoa ruim? 
 
O processo de luto não é algo exato como 2 + 2 são 4. Não há como saber a intensidade dessa dor nem quanto tempo ela durará, cada pessoa sente de um jeito. Logo, não há um tempo certo para o luto nem uma receita que podemos seguir para aceitar a morte de alguém próximo. Não é possível prever prazos quando sentimentos estão envolvidos. 

Aceitar a ausência do pai 

Não é fácil aceitar a morte do pai. Por consequência, esse é o primeiro desafio:  encarar a realidade de que a pessoa está morta e não voltará mais. Esse processo pode ser rápido ou levar anos. Não aceitar essa realidade pode levar a um processo de luto doloroso. É claro que é natural se questionar: 

  • “Como isso pode ter acontecido?”
  • “Não consigo acreditar”
  • “Quero acordar deste pesadelo”

No entanto, pouco a pouco, é preciso encarar a realidade. Você pode buscar uma maneira de se manter conectado emocionalmente ao seu pai. Até porque aceitar não é esquecer. Ser capaz de viver sem a presença do seu pai encerra uma etapa do luto e abre espaço para viver a vida novamente, reconhecendo as coisas boas que ela ainda pode apresentar. 

Caso você deseje honrar a memória do seu pai, você pode por exemplo: 

  • Escrever o que sente em um caderno;
  • Montar um mural ou álbum de fotografias com fotos do seu pai;
  • Plantar a sua árvore ou flor favorita no quintal.


Processar a dor do luto do pai

É importante admitir o sofrimento e colocá-lo para fora. Qualquer forma de repressão pode gerar sintomas físicos, emocionais e cognitivos. Às vezes, os amigos na tentativa de ajudar dizem: “A vida é para ser vivida”, “ele não gostaria que você se sentisse assim”, “assim ele não descansa”...

Entretanto, esse tipo de comportamento só atrapalha, pois faz com que o enlutado negue a necessidade de vivenciar seu luto. E o resultado pode ser a idealização do falecido, a fuga da dor e, possivelmente, o consumo de álcool ou outras drogas. 

Respeite os seus sentimentos 

Nos primeiros meses, é comum sentir diversos sentimentos contraditórios. Raiva, desespero, ansiedade, culpa, incredulidade, arrependimento, sensação de vazio e tristeza. Essa situação está relacionada às cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Então, permita-se vivenciá-las sem culpa. Se precisar se afastar de atividades sociais por um tempo, faça isso. Se quiser mergulhar no trabalho, faça isso. 

Perdoe o seu pai

Você pode sentir raiva ao perceber que jamais poderá dizer ao seu pai “tudo o que ele precisava ouvir”. Assim sendo, terá que carregar a dor das feridas do passado para sempre. Ainda que você sinta a consciência pesada por ter esse tipo de sentimento, está tudo bem se sentir assim. Você não é um monstro ou uma pessoa horrível por ter pensamentos como esses. Entretanto, é importante buscar um método para que você consiga se desapegar do passado ruim e seguir adiante. Uma forma é escrever uma carta endereçada ao seu pai, contendo tudo que você sempre quis dizer, mas não teve a oportunidade. 

Cuide de si mesmo

​​​​​Perder o pai é uma das experiências mais dolorosas que podemos experimentar e encontrar a melhor forma de superar essa dor é nada simples. Mas é fundamental tomar conta de si mesmo, ainda que isso exija um intenso esforço. Durma bem, coma alimentos saudáveis, fale sobre seus sentimentos e não deixe de fazer as atividades do seu dia a dia. Lembre-se: voltar a viver com alegria não significa  abandono ou esquecimento da memória do seu pai. Mesmo com esse falecimento, você precisa viver. 

Mensagens para homenagear pais falecidos

Geralmente, nos dias especiais, ficamos sem saber o que escrever para homenagear as pessoas que amamos, por isso, separamos algumas frases para você expressar o amor que você sente pelo seu pai. 

1. “E hoje se vai mais um dia sem você! Saudades dos seus conselhos, das suas broncas, das suas brincadeiras. Te amo Pai!” 
2. “Daria tudo para ter mais um minuto de vida ao seu lado, pai.”
3. “Meu herói já não está mais entre nós, mas sei que lá de cima sua luz sempre iluminará minha vida. Saudades do meu pai!”

4. “Dava tudo para ter mais uma conversa com você, para sentir sua proteção novamente, para ter acesso a mais um sorriso seu, a mais um pouco de calor. Descanse em paz! Eu amo você, meu pai!”
5. “Você foi um homem extraordinário e um pai maravilhoso. Guardo sua memória viva dentro do meu coração, e encontro conforto nas lembranças que construímos.” 

6. “Nenhuma dor desta vida se compara com a de te perder, pai. Você se foi e deixou um buraco enorme em meu peito. Tínhamos tantos sonhos e planos juntos, muitas aventuras para viver, e agora nada disso será o mesmo sem a sua presença. Mais do que simplesmente pai, você era meu parceiro, meu exemplo e meu super-herói! Saiba que não importa o tempo que passe, eu sempre te amarei e te guardarei no meu coração.”

7. “A saudade que sinto do meu pai - o homem que me fez ser quem sou hoje - dói mais do que qualquer outra dor que já senti. Mas é uma dor boa, pois sei que carregarei um pouco dele eternamente. Vejo que herdei seus olhos sempre que olho para um espelho e sei que herdei o seu caráter ao refletir sobre as minhas escolhas de vida.”

Músicas para os pais 

Se você está buscando uma linda canção para dedicar ao seu pai, confira as nossas sugestões. 


Eu Sei Que Vou Te Amar - Tom Jobim | Ana Carolina

“Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar. Em cada despedida eu vou te amar. Desesperadamente, eu sei que vou te amar” 

Pais e Filhos - Legião Urbana

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Por que se você parar pra pensar, 
na verdade não há”

Pai, Muito Obrigado — Mc Garden

"É o melhor homem do mundo que eu conheci desde quando eu nasci. É, o que me ensinou a ser homem antes mesmo de eu querer ser MC” 

Amigo de Todos as Horas — Bruna Karla

​​​​​​“Pai, amigo de todas as horas. Diz a verdade até se doer. Pai, espelho pra minha jornada. Mamãe fez bem em te escolher” 

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer - Caetano Veloso

“Agora, que faço eu da vida sem você? Você não me ensinou a te esquecer. Você só me ensinou a te querer e te querendo eu vou tentando te encontrar. Vou me perdendo, buscando em outros braços seus abraços, perdido no vazio de outros passos do abismo em que você se retirou e me atirou e me deixou aqui sozinho” 

Como é Grande o Meu Amor por Você - Roberto Carlos

"Nem mesmo o céu nem as estrelas. Nem mesmo o mar e o infinito. Nada é maior que o meu amor Nem mais bonito. Me desespero a procurar alguma forma de lhe falar como é grande o meu amor por você. Nunca se esqueça, nem um segundo que eu tenho o amor maior do mundo. Como é grande o meu amor por você" 

Pai — Fábio Jr.

Pai, você foi meu herói, meu bandido. Hoje é mais, muito mais que um amigo. Nem você nem ninguém tá sozinho. Você faz parte desse caminho que hoje eu sigo em paz” 

Saudades do Meu Velho Pai — Padre Zezinho

“Pegava na sua viola e nos cantava coisas que ninguém cantava. Saudades da viola dele. Saudades das histórias dele, saudades da viola dele. Saudades das cantigas dele. Saudades do meu pai cansado, coração emocionado de quando o olho avermelhava, ele se desculpava pelo resfriado”

11 Vidas — Lucas Lucco

“Me pareço tanto com você, olhando dá pra ver, seu rosto lembra o meu, desde o primeiro aniversário. O primeiro passo, sempre pronto pra me defender. Sempre que brigou comigo pra eu não correr perigo. Um herói pronto pra me salvar e com você eu aprendi todas lições. Eu enfrentei os meus dragões, e só depois me deixou voar. Mas eu só quero lembrar que de 10 vidas, 11 eu te daria. Que foi vendo você que eu aprendi a lutar”

Pai Grande — Milton Nascimento

"Meu pai grande, inda me lembro e que saudade de você. Dizendo, eu já criei seu pai, hoje, vou criar você. Inda tenho muita vida pra viver. Meu pai grande, quisera eu ter raça pra contar a história dos guerreiros, trazidos lá do longe, trazidos lá do longe sem sua paz” 

Muito Orgulho, Meu Pai — Gabriel O Pensador

“Quando eu crescesse eu queria ser que nem você. Agora eu já cresci e ainda quero ser. Eu tenho orgulho do pai e tenho cada vez mais, é muito orgulho, meu pai e gratidão”​​​​​​​ 

Se Deus me Ouvisse  - Chitãozinho & Xororó

"Ah! Se Deus me ouvisse e mandasse pra mim aquela que eu amo e um dia partiu, deixando a tristeza junto de mim. Ah! Voltaria pra mim toda a felicidade, sairia do peito a dor da saudade, renascia uma vida a caminho do fim. Ah! Eu lhe peço, Senhor. Ah! Traz de volta esse amor."

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim - Ivete Sangalo

​​​​​​​“Meu coração, sem direção, voando só por voar. Sem saber onde chegar, sonhando em te encontrar e as estrelas que hoje eu descobri no seu olhar. As estrelas vão me guiar. Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão” 


Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!