EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Plano Funerário Familiar
a partir de R$ 75 mensais
Grátis
  • Assistência Residencial
  • Consultas PET
  • Mecânico e Guincho (carro e moto)
  • Seguro de vida de 20 mil
Garanta hoje a proteção que sua família merece.

Necromaquiagem: o que você deve saber sobre esse serviço

Saiba que é necromaquiagem, como surgiu e como é feita a maquiagem funerária

de Amar Assist , 4 JANEIRO de 2021

Uma mesa com vários postes com pinceis de maquiagem dentro, e uma parte de um braço segurando um pincel sobre um recipiente redondo.

A necromaquiagem é um serviço que muitas pessoas desconhecem tanto a sua existência quanto a sua importância. Contudo, é um ponto importante para ser observado quando estamos organizando o funeral de familiares ou amigos, tornando o momento de despedida mais confortável e menos impactante.

Por isso é importante que você esteja atento para a disponibilidade deste serviço e buscar formas de torná-lo possível para o velório do seu ente querido. Você é uma dessas pessoas que não conhecia esse serviço? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.

O que é a necromaquiagem?

A necromaquiagem é um serviço que, normalmente, é oferecido junto com o serviço de tanatopraxia (no qual há a preparação do corpo para velório e sepultamento). Ele tem por objetivo trazer mais naturalidade para o falecido, já que o corpo passa por uma série de transformações após o óbito.

Isso é ressaltado ainda mais quando o corpo passa um período maior no hospital ou, então, quando ocorre algum tipo de morte acidental que possa ter causado algum tipo de impacto, principalmente na região do rosto.

Por exemplo, uma pessoa que teve um falecimento por um acidente, talvez possa ter hematomas na região facial. Isso pode causar uma profunda consternação e dor nos amigos e familiares. A maquiagem, assim, tem papel importante para amenizar esse desconforto e permitir uma despedida mais tranquila.

Como surgiu a necromaquiagem?

O surgimento da necromaquiagem veio com a preocupação social com os ritos funerários, a fim de permitir uma despedida por parte dos amigos e familiares. Ao longo da história, diversas sociedades desenvolveram formas de utilizar a maquiagem para homenagear a pessoa querida que faleceu.

Em alguns lugares, é comum ornamentar a pessoa, fugindo, justamente, da naturalidade deste momento. Pode significar uma forma de prepará-la, dentro de sua crença religiosa, para a experiência após a morte (como no caso dos egípcios na Antiguidade, de forma que isso permitia a pessoa “sobreviver” do outro lado). No Oriente, é normal que também opte por maquiagens diferenciadas, como parte dos rituais realizados neste momento.

Um dos lugares mais emblemáticos sobre maquiagem funerária é o México. Isto porque, no país, há uma concepção diferente sobre a morte. Assim, eles são ornamentados com maquiagens coloridas. Lembre-se que este é o país do “Dia de los muertos” e, por isso, a maquiagem prepararia essas pessoas para este momento de retorno com seus entes queridos.

Como é feita a maquiagem funerária?

A necromaquiagem é realizada de forma muito semelhante àquela que é feita no dia a dia, feita em pessoas vivas. Os produtos são os mesmos. A diferença está, essencialmente, no fato de que há peculiaridades na aplicação em uma pessoa falecida, principalmente, para trazer o tom de pele para o mais próximo do natural. Vejamos outros pontos importantes sobre o tema a seguir.

Técnicas e produtos utilizados

Como falamos acima, as técnicas são extremamente focadas para correção de pele e manutenção do ar natural da pessoa falecida. Assim, é normal que, antes de começar o processo, utilize-se um creme hidratante em todo o corpo, para evitar que o produto de maquiagem craquele, bem como auxilia na aderência dos produtos.

As técnicas dependerão do caso do corpo, para identificar se é preciso fazer algum tipo de correção ou, então, se pode utilizar técnicas de maquiagem natural. A ideia é tornar a pessoa o mais próximo do natural quando era viva.

Tempo de preparação

O tempo para a realização do procedimento é, em média, de 1 a 4 horas. Isso dependerá, essencialmente, da situação presente e, portanto, se é preciso mais ou menos rigidez na preparação do corpo.

Duração da maquiagem

A duração da maquiagem deverá ser para todo o período dos ritos funerários. Contudo, se for um serviço estendido (por exemplo, caso vá ter velório em duas cidades), pode ser necessário refazer os procedimentos. Esteja atento para isso.

Quais as exigências que devem ser feitas ao contratar este tipo de serviço?

Como você pôde perceber, o serviço de maquiagem funerária tem um papel importante para permitir uma vivência do luto de forma menos dolorosa e gerar uma última imagem daquela pessoa querida mais próxima da sua aparência em vida.

Por isso, é fundamental que você converse com o profissional responsável, levando fotos da pessoa viva para que ele possa reproduzir de forma mais próxima ao natural. Além disso, caso seja uma pessoa que tinha por hábito utilizar maquiagem no dia a dia, pode-se pedir para reproduzir o estilo mais próximo ao dela.

Por exemplo, se uma pessoa querida tinha hábito de utilizar sempre um determinado batom, você pode levá-lo para que seja utilizado neste momento. O mesmo também deve ser pensado sobre o oposto: se ela não costumava fazer isso no dia a dia, é importante deixá-la, portanto, o mais próximo do natural.

Este é um serviço bem sério e, portanto, é fundamental certificar-se de que ele será feito da forma adequada, principalmente nos casos em que há necessidade de atenuar possíveis marcas e manchas. Caso contrário, o impacto sobre os familiares e amigos pode ser pesado.

Converse bastante com o profissional. É importante que ele compreenda a personalidade da pessoa falecida para reproduzir isso na maquiagem. Caso fique destoante, todos notarão que há algo errado.

Analise se o local tem necromaquiador com certificado. Assim terá certeza de que ele tem as técnicas necessárias para um melhor resultado. Além disso, ele precisa ser experiente para lidar com situações nas quais possa ocorrer algum tipo de problema na tanatopraxia e ocorra vazamento de líquidos do corpo.

Você percebeu que a necromaquiagem é fundamental para esse momento de despedida, minimizando mais dores do que a normal neste momento. Contudo, é um serviço dispendioso e que o barato pode sair muito caro para todos.

Para isso, o plano funerário tem um papel importante de prevenir este tipo de problema, minimizando as chances de problemas financeiros na contratação deste serviço, já que ele está incluso. Assim, é uma segurança maior para seus familiares em caso de um eventual falecimento. Portanto, contratar um plano funerário é uma proteção para seus entes queridos.

Confira como funciona o plano funerário familiar da Amar Assist e tire suas dúvidas sobre o tema.


Artigos Relacionados