CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

9 músicas de luto para homenagear pessoas queridas que faleceram

Escolha uma música para homenagear seu ente querido

de Amar Assist , 18 NOVEMBRO de 2020

Um homem de cabelo preto, está debruçado sob a cama, segurando em suas mãos um tablet, e está usando um headphone.
A arte é importante em diversos momentos de nossas vidas, funcionando como conforto e companhia em momentos diversos. Por isso, conhecer músicas de luto é uma maneira de vivenciar esse momento e encontrar conforto.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Por vezes, surge a necessidade de escolher canções para cerimônias, como a cremação. Nessa hora, conhecer letras de música para homenagear quem faleceu ajuda a expressar melhor as emoções de todos os envolvidos na ocasião.

Para ajudar você na escolha das músicas para ouvir sozinho ou em cerimônias, preparamos esta lista. Confira as opções a seguir!

Conheça letras de música para homenagear quem faleceu

Escolher músicas de luto tem tudo a ver com a mensagem passada pela letra da música. Por isso, ao selecionar as opções, leia as letras e veja se elas expressam aquilo que você precisa ouvir ou compartilhar com outras pessoas. Separamos 9 opções que podem ser interessantes nesse momento. Confira abaixo!

1. Epitáfio — Titãs

Uma das músicas mais populares da banda paulista Titãs, Epitáfio fala, sob o ponto de vista de uma pessoa falecida, das coisas que ela deveria ter feito para aproveitar a vida. Epitáfio é o nome que se dá às inscrições na lápide de alguém e, por isso, o compositor Sérgio Britto escolheu o termo para ser título da canção. A letra da música Epitáfio fala de momentos simples e bons da vida, sendo uma grande inspiração para apreciar tudo de bom que foi vivido com quem partiu.

2. Gostava tanto de você — Tim Maia

Uma canção que trata de perda, saudade e amor. A letra da música "Gostava tanto de você" retrata a mistura de sentimentos que alguém deixa ao partir. A importância de alguém nas memórias e na história de outra pessoa é muito bem relatada nessa canção muito querida por apreciadores de música popular brasileira.

3. Wish you were here — Bee Gees

Para quem gosta de músicas internacionais, a letra de "Wish you were here", dos Bee Gees, é uma opção para ouvir sozinho ou usar em uma homenagem. A melodia é muito bonita e a versão original é cantada de forma a expressar como a falta de alguém traz desamparo a quem fica.

4. O anjo mais velho — O Teatro Mágico

A música "O anjo mais velho", do Teatro Mágico, é uma das mais belas músicas de luto da MPB. A canção exprime a sensação de saudade, mas também a força de seguir em frente. Ela foi composta após o vocalista da banda, Fernando Anitelli, vivenciar a morte de seu irmão mais velho, Rodrigo. Quem fica sempre vai lembrar de quem partiu, mas também será capaz de tirar forças da onipresença do ente querido em sua vida e história para continuar vivendo.

5. Miss you — The Rolling Stones

A letra de "Miss you", dos Rolling Stones, trata de todas as expectativas da chegada, dos telefonemas e da presença que não se concretizam. Sendo uma experiência comum de quem vive o luto, essa é uma música que vai agradar quem gosta dos clássicos do rock.

6. A viagem — Roupa Nova

Uma das músicas mais populares do Roupa Nova, a letra de "A viagem" foi composta por Aldir Blanc e Cleberson Horsth. Além da beleza dos versos, a melodia popular é cantada de forma suave, demonstrando todo o amor que existe nas separações e na perda.

7. Tears in heaven — Eric Clapton

A música "Tears in heaven", do músico Eric Clapton, lida com a ideia de um plano espiritual superior (o paraíso) e como seria o reencontro com a pessoa que se foi. A especulação poética traz esperança para quem ainda não pertence ao paraíso, mas um dia poderá se reencontrar, no momento certo, com a pessoa que perdeu. A música foi escrita baseada na tragédia familiar do cantor, que perdeu seu filho Conor, de apenas quatro anos, em um acidente.

8. Cedo ou tarde — NX Zero

A sensação de desamparo e solidão causada por uma perda e o conforto em cantar para se comunicar com quem partiu são os principais elementos da letra de "Cedo ou tarde", do NX Zero. A música fala sobre o encontro no futuro e a possibilidade de manter os vínculos com a pessoa amada através de músicas e pensamentos até chegar o tão sonhado reencontro.

9. Someone you loved — Lewis Capaldi

A letra da música "Someone you loved", do cantor escocês Lewis Capaldi, retrata toda a parceria entre duas pessoas e o sentimento de desamparo de quem fica. Passar por um momento de crise, sem a pessoa que normalmente era o apoio para essas situações, é algo muito doloroso, o que é bem expressado pelo cantor.

Acesse playlists temáticas

A plataforma Spotify permite que os usuários criem listas de músicas com temas variados. Como o luto é uma parte muito forte da experiência humana, também é possível encontrar a playlist com "Músicas para Viver o Luto": uma seleção de 40 músicas que tratam da experiência de perder alguém querido.

Além dessa listagem, a playlist "Louvor e Adoração" é interessante para quem procura uma conexão religiosa para ajudar a superar momentos difíceis. É possível, ainda, escutar podcasts sobre esse momento, como o "Projeto Acolher Perdas e Luto". Além dele, podemos mencionar o "Superando Perdas e Luto" e episódios sobre o tema nos populares "Mamilos", "Para dar Nome às Coisas" e "Afetos".

Viver a perda de alguém querido é um momento muito difícil e doloroso. Buscar conforto na arte e nas músicas de luto é uma maneira de permitir que as emoções aflorem, de se reconectar às lembranças do passado e conseguir as forças para seguir em frente. Viver o luto é um processo muito importante para tornar a perda de alguém mais tolerável, por isso, use os recursos que precisar para se conectar com essa vivência. Não se esqueça de compartilhar mensagens e músicas que expressem seus sentimentos com outras pessoas que estão passando pelo mesmo para celebrar o amor de quem partiu.

Para que você possa compreender melhor seus sentimentos, criamos um artigo que fala sobre as 5 fases do luto e como elas são superadas. Leia-o e aprenda mais sobre o tema.


Artigos Relacionados