Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

9 músicas de luto para homenagear pessoas queridas que faleceram

Escolha uma música para homenagear seu ente querido

Jovem músico tocando flauta
Imagem: canva.com

A arte é importante em inúmeros momentos de nossas vidas, funcionando como conforto e companhia em momentos diversos para todos, inclusive para nossos clientes de plano funerário.  Por isso, conhecer músicas de luto é uma maneira de vivenciar esse momento e encontrar conforto.

Por vezes, surge a necessidade de escolher canções para cerimônias, como a cremação. Nessa hora, conhecer letras de música para homenagear quem faleceu ajuda a expressar melhor as emoções de todos os envolvidos na ocasião.

Para ajudar você na escolha das músicas para ouvir sozinho ou em cerimônias, preparamos esta lista. Confira as opções a seguir!

Conheça letras de música para homenagear quem faleceu

Escolher músicas de luto tem tudo a ver com a mensagem passada pela letra da música. Por isso, ao selecionar as opções, leia as letras e veja se elas expressam aquilo que você precisa ouvir ou compartilhar com outras pessoas. Separamos 9 opções que podem ser interessantes nesse momento. Confira abaixo!

1. Epitáfio — Titãs

Epitáfio destaca a importância de valorizarmos as coisas pequenas da vida

Presente no álbum “Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana”, Epitáfio, uma das músicas mais populares da banda paulista Titãs, fala, sob o ponto de vista de uma pessoa falecida, das coisas que ela deveria ter feito para aproveitar a vida.

Epitáfio é o nome que se dá às inscrições na lápide de alguém e, por isso, o compositor Sérgio Britto escolheu o termo para ser título da canção. A letra da música Epitáfio fala de momentos simples e bons da vida, sendo uma grande inspiração para apreciar tudo de bom que foi vivido com quem partiu.

“Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer.” 

Epitáfio diz que nós poderíamos aceitar as pessoas como elas são, afinal, todos nós possuímos defeitos e qualidades, sendo assim, não deveríamos julgar o nosso próximo. Além disso, ressalta que nós nos estressamos por coisas pequenas. Destaca também que pensamos demais na opinião do outro e isso faz com que não nos expressamos como somos de fato.

Levando em consideração que a vida é curta, deveríamos escutar a nossa essência, nossas vontades e sonhos. Res umidamente, Epitáfio é um chamado para que busquemos uma vida com mais sentido e sem apego às questões materiais, pois a felicidade está nas pequenas coisas.

2. Gostava tanto de você — Tim Maia
A canção Gostava tanto de você destaca a dor da saudade

Uma canção que trata de perda, saudade e amor. A letra da música “Gostava tanto de você” retrata a mistura de sentimentos que alguém deixa ao partir. A importância de alguém nas memórias e na história de outra pessoa é muito bem relatada nessa canção muito querida por apreciadores de música popular brasileira.

Apesar de ter sido eternizada na voz de Tim Maia, essa canção é do compositor Edson Trindade. Em um determinado dia, Trindade chegou triste ao ensaio de sua banda, relatando que tinha terminado o namoro com Meire. Após alguns dias, ele reatou o namoro e escreveu “Gostava Tanto de Você”.

Nem sei porque você se foi, quantas saudades eu senti e de tristezas vou viver. E aquele adeus, não pude dar. Você marcou em minha vida. Viveu, morreu na minha história. Chego a ter medo do futuro e da solidão, que em minha porta bate. E eu gostava tanto de você, gostava tanto de você.

3. Wish you were here — Bee Gees

Wish you were here foi escrita para homenagear o irmão Andy

Uma boa escolha para quem gosta de músicas internacionais, é “Wish you were here” dos Bee Gees, ela é uma opção para ouvir sozinho ou usar em uma homenagem. A melodia é muito bonita e a versão original é cantada de forma a expressar como a falta de alguém traz desamparo a quem fica.

Para homenagear o irmão Andy Gibb que faleceu aos 30 anos, os Bee Gees compuseram a música Wish You Were Here. Lançada em 1989, essa canção foi uma das mais tocadas no mundo. No Brasil, ela ocupou o segundo lugar entre os singles mais vendidos.

No decorrer da turnê One Night Only, os Bee Gees realizaram mais um tributo. Enquanto eles cantavam a música (Our Love) Don’t Throw It All Away, o telão exibia imagens da carreira musical de Andy. Fora isso, a segunda parte dessa canção foi executada por Andy.

“Ahh, eu queria que você estivesse aqui, enxugando as minhas lágrimas. Foram bons tempos e eu queria que você estivesse aqui chamando pelo meu nome.” 

4. O anjo mais velho — O Teatro Mágico
O anjo mais velho é uma das mais belas músicas de luto da MPB.

A música “O anjo mais velho”, do Teatro Mágico, é uma das mais belas músicas de luto da MPB. A canção exprime a sensação de saudade, mas também a força de seguir em frente. Ela foi composta após o vocalista da banda, Fernando Anitelli, vivenciar a morte de seu irmão mais velho, Rodrigo. Quem fica sempre vai lembrar de quem partiu, mas também será capaz de tirar forças da onipresença do ente querido em sua vida e história para continuar vivendo.

“Enquanto houver você do outro lado. Aqui do outro eu consigo me orientar. A cena repete, a cena se inverte, enchendo a minh’alma daquilo que outrora eu deixei de acreditar. Tua palavra, tua história, tua verdade fazendo escola e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar. Metade de mim agora é assim. De um lado a poesia, o verbo, a saudade. Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim. E o fim é belo incerto, depende de como você vê. O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só.

5. Miss you — The Rolling Stones
Os clássicos do rock também são uma opção

A letra de “Miss you”, dos Rolling Stones, trata de todas as expectativas da chegada, dos telefonemas e da presença que não se concretizam. Sendo uma experiência comum de quem vive o luto, essa é uma música que vai agradar quem gosta dos clássicos do rock.

“Deus, eu sinto falta de você. Eu tenho esperado na sala, tenho esperado sua ligação e quando o telefone toca são só alguns amigos meu que dizem. Ei, qual o problema cara? Nós vamos chegar às doze horas com algumas meninas de Porto Rico que estão apenas morrendo para te conhecer. Nós vamos levar uma garrafa de vinho. Ei, vamos bagunçar e vadiar por aí. Você sabe, como nós costumávamos fazer.”

6. A viagem — Roupa Nova
A música A Viagem já foi trilha sonora de uma novela com o mesmo nome

Uma das músicas mais populares do Roupa Nova, a letra de “A viagem” foi composta por Aldir Blanc e Cleberson Horsth. Além da beleza dos versos, a melodia popular é cantada de forma suave, demonstrando todo o amor que existe nas separações e na perda.

“Há tanto tempo que eu deixei você. Fui chorando de saudade. Mesmo longe não me conformei. Pode crer, eu viajei contra vontade. O teu amor chamou e eu regressei. Todo amor é infinito. Noite e dia no meu coração. Trouxe a luz no nosso instante mais bonito. Na escuridão o teu olhar me iluminava E minha estrela-guia era o teu riso Coisas do passado são alegres quando lembram novamente as pessoas que se amam. Em cada solidão vencida eu desejava o reencontro com teu corpo abrigo. Ah minha adorada viajei tantos espaços pra você caber assim no meu abraço. Te amo.”  

7. Tears in heaven — Eric Clapton
Clapton escreveu essa música para o filho Conor que faleceu aos 4 anos

A música “Tears in heaven”, do músico Eric Clapton, lida com a ideia de um plano espiritual superior (o paraíso) e como seria o reencontro com a pessoa que se foi. A especulação poética traz esperança para quem ainda não pertence ao paraíso, mas um dia poderá se reencontrar, no momento certo, com a pessoa que perdeu. A música foi escrita baseada na tragédia familiar do cantor, que perdeu seu filho Conor, de apenas quatro anos, em um acidente.

Essa música foi composta  por Eric Clapton em parceria com Will Jennings. Essa composição relata a dor que Clapton sentiu após a morte de seu filho Conor, que faleceu aos 4 anos após cair  da janela do 53º andar. Essa canção alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e também ficou três semanas na primeira posição da parada norte-americana Adult Contemporary.

“O tempo pode te deixar deprimido. O tempo pode fazê-lo curvar-se. O tempo pode despedaçar o seu coração, fazê-lo implorar por favor, implorar por favor. Além dessa porta, há paz, eu tenho certeza e eu sei que não haverá mais lágrimas no paraíso. Será que você saberia o meu nome se eu te visse no paraíso? Será que você seria o mesmo se eu te visse no paraíso? Eu preciso ser forte e seguir em frente. Porque eu sei que não pertenço ao paraíso.” 

8. Cedo ou tarde — NX Zero
Essa música surgiu após uma conversa entre Di Ferrero e Gee Rocha

A sensação de desamparo e solidão causada por uma perda e o conforto em cantar para se comunicar com quem partiu são os principais elementos da letra de “Cedo ou tarde”, do NX Zero. A música fala sobre o encontro no futuro e a possibilidade de manter os vínculos com a pessoa amada através de músicas e pensamentos até chegar o tão sonhado reencontro.

Essa música surgiu após uma conversa entre Di Ferrero e Gee Rocha. O guitarrista comentou que desejava escrever uma música em forma de carta para seu pai, que morreu quando ele tinha dois anos. Di Ferrero, autor da letra, ficou comovido com o sonho do seu amigo e escreveu essa canção.

“Quando perco a fé, fico sem controle e me sinto mal, sem esperança. E ao meu redor, a inveja vai, fazendo as pessoas se odiarem mais. Me sinto só, mas sei que não estou. Pois levo você no pensamento, meu medo se vai. Recupero a fé e sinto que algum dia ainda vou te ver. Cedo ou tarde, a gente vai se encontrar, tenho certeza numa bem melhor, sei que quando canto você pode me escutar.”

9. Someone you loved — Lewis Capaldi
Someone you loved fala do sentimento de desamparo

A letra da música “Someone you loved”, do cantor escocês Lewis Capaldi, retrata toda a parceria entre duas pessoas e o sentimento de desamparo de quem fica. Passar por um momento de crise, sem a pessoa que normalmente era o apoio para essas situações, é algo muito doloroso, o que é bem expressado pelo cantor.

“Estou afundando e desta vez temo que não haja ninguém pra me salvar. Esse tudo ou nada realmente me deixa louco. Eu preciso de alguém para curar, alguém para conhecer. Alguém para ter, alguém para segurar. É fácil dizer, mas nunca é o mesmo. Acho que eu meio que gostava do jeito que você entorpecia toda a dor. Agora o dia sangra no anoitecer e você não está aqui pra me ajudar a passar por tudo isso. Eu abaixei minha guarda e então você puxou o tapete, eu estava me acostumando a ser alguém que você amava.”

Acesse playlists temáticas

A plataforma Spotify permite que os usuários criem listas de músicas com temas variados. Como o luto é uma parte muito forte da experiência humana, também é possível encontrar a playlist com “Músicas para Viver o Luto”: uma seleção de 40 músicas que tratam da experiência de perder alguém querido.

Além dessa listagem, a playlist “Louvor e Adoração” é interessante para quem procura uma conexão religiosa para ajudar a superar momentos difíceis. É possível, ainda, escutar podcasts sobre esse momento, como o “Projeto Acolher Perdas e Luto”. Além dele, podemos mencionar o “Superando Perdas e Luto” e episódios sobre o tema nos populares “Mamilos”, “Para dar Nome às Coisas” e “Afetos”.

Viver a perda de alguém querido é um momento muito difícil e doloroso. Buscar conforto na arte e nas músicas de luto é uma maneira de permitir que as emoções aflorem, de se reconectar às lembranças do passado e conseguir as forças para seguir em frente. Viver o luto é um processo muito importante para tornar a perda de alguém mais tolerável, por isso, use os recursos que precisar para se conectar com essa vivência. Não se esqueça de compartilhar mensagens e músicas que expressem seus sentimentos com outras pessoas que estão passando pelo mesmo para celebrar o amor de quem partiu.

Para que você possa compreender melhor seus sentimentos, criamos um artigo que fala sobre as 5 fases do luto e como elas são superadas. Leia-o e aprenda mais sobre o tema.

Sobre o Autor

Amar Assist

Plano Funerário
Familiar

Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

Ao clicar em “Quero saber mais”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.
casal com criança no ombro

Plano Funerário
Familiar

Sem custos adicionais. Proteja quem você ama dos custos elevados no momento da despedida e tenha benefícios únicos que protegem sua casa, carro, moto e pet!
Ao clicar em “Quero saber mais”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.
Amar Assist
Família se abraçando

R$ 5.000! É o preço médio de um Funeral no Brasil

Esteja preparado financeiramente para este momento. Com planos a partir de R$ 85,00, você economiza na hora do adeus.
Família se abraçando

R$ 5.000! É o preço médio de um Funeral no Brasil

Esteja preparado financeiramente para este momento. Com planos a partir de R$ 85,00, você economiza na hora do adeus.