CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

 Seguro de vida familiar: conheça seus principais tipos de coberturas

Entenda o que é o seguro de vida familiar e qual a sua importância

de Amar Assist , 9 DEZEMBRO de 2020

Uma mulher, um homem e uma criança de pele negra estão reunidos em volta de um sofá.
Quando pensamos em seguros, normalmente associamos a bens: carro, moto, residência, entre outros. Contudo, outro ponto que é fundamental considerarmos adquirir quando falamos sobre o tema é o seguro de vida familiar.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Afinal, a contratação desse tipo de serviço é um gesto de amor e proteção para seus entes queridos. Assim, assegura-se que os demais membros não passarão por problemas e dificuldades financeiras.

Neste post, conheça os principais tipos de coberturas do seguro de vida familiar e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o seguro de vida familiar?

O seguro de vida familiar diz respeito a um serviço de contratação de apólice cujo objetivo é minimizar o impacto de algumas situações conturbadas para você e seus entes queridos. Assim, é uma garantia financeira para problemas que possam vir a ocorrer em questões na sua vida pessoal.

Acidentes, despesas médicas, invalidez parcial ou total e, até mesmo, falecimento podem estar envolvidos nesse tipo de situação e, portanto, necessita-se de uma maior proteção para garantir o bem-estar de todos.

Nesse sentido, na ocorrência de problemas previstos na apólice, você ou os beneficiados receberão o valor do resgate do seguro para auxiliar no momento de necessidade.

Por exemplo, no caso de morte do provedor da família, até reestruturar o orçamento familiar, algumas pessoas podem passar por problemas financeiros. O seguro de vida tem o papel de trazer uma maior segurança para os envolvidos, a fim de minimizar possíveis desconfortos que venham a acontecer.

Por que você deve contratar um seguro de vida familiar?

O seguro de vida tem um papel fundamental para as famílias como uma forma de proteção importante para minimizar possíveis problemas. Contratar esse serviço traz uma série de benefícios para todos os envolvidos, tais como:

  • é uma garantia financeira para a família, então, mesmo em caso de uma eventual tragédia, todos os envolvidos estarão protegidos e não passarão necessidades ou dificuldades;
  • possibilita ter uma indenização em caso de problemas com invalidez, seja parcial ou permanente, já que tal fato compromete a capacidade de a pessoa continuar com suas atividades de trabalho;
  • permite amortizar valores despendidos com questões de saúde, principalmente em situações com muitos gastos, como cirurgias emergenciais;
  • oferece a vantagem de proteger não só o titular, mas também todos os membros da família indicados no ato da contratação, o que é mais viável do que as contratações individuais.

Quais as principais coberturas do seguro de vida familiar?

Agora que você sabe a importância de contratar o seguro de vida familiar, vamos ver quais são as principais coberturas pelas quais você pode optar ao contratar esse tipo de apólice.

Morte acidental

No caso de uma morte inesperada, ou seja, sem ser por suicídio ou causas violentas, os demais beneficiados poderão receber o valor da apólice. Isso é importante para a reorganização financeira dos familiares e para evitar problemas que comprometam a qualidade de vida de todos.

Invalidez (permanente ou parcial)

Se um dos familiares tiver um problema com invalidez, seja ela parcial ou total, poderá ser solicitada a indenização para essas situações. Assim, caso não possa continuar trabalhando, até que o recurso do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez saia, a pessoa poderá ficar mais confortável, utilizando o valor da apólice para sua subsistência, protegendo ela mesma e seus familiares.

Auxílio funeral ou assistência funeral

Em caso de falecimento, é possível que o seguro de vida conte com uma das duas principais modalidades: auxílio funeral ou assistência funeral. Vejamos as diferenças entre as duas:

  • auxílio funeral: a responsável realiza o ressarcimento dos gastos com os trâmites funerários, mediante apresentação dos documentos junto à seguradora;
  • assistência funeral: a empresa responsável pode realizar ou arcar com o valor dos serviços, dentro do limite estipulado em apólice para esse fim.
Assim, independentemente do que aconteça, os demais familiares estarão protegidos, pois não precisarão arcar com custos elevados para realização dos ritos funerários (veja, por exemplo, quanto custa um enterro) e poderão dedicar-se ao luto de forma mais tranquila, sem outras questões potencializando esse momento de dor.

Antecipação especial por doença

Dependendo do contrato, é possível conseguir uma antecipação do valor de resgate devido a doenças crônicas severas que possam acometer os familiares. Isso ocorre porque, em alguns casos, elas não geram invalidez, mas comprometem a qualidade de vida da pessoa, de forma que ela não consegue continuar suas atividades ou, então, precisa de maiores cuidados no seu dia a dia.

Algumas doenças que exigem maiores cuidados e que costumam entrar nesse rol são:

  • diversos tipos de tumores malignos (como câncer);
  • doenças neurodegenerativas (Parkinson e Alzheimer em estágio precoce);
  • outras doenças degenerativas, como esclerose múltipla;
  • deficiência visual decorrente de doença;
  • doenças crônicas;
  • doenças terminais, entre outros.

Despesas odontológicas, médicas e hospitalares

A apólice pode permitir o ressarcimento de valores gastos com diárias hospitalares, tratamentos odontológicos e médicos, de forma a reduzir custos que eventualmente possam vir a acontecer.

Quando o seguro de vida pode ser acionado?

O seguro de vida deverá ser acionado de acordo com as especificações da apólice. Havendo as coberturas que listamos acima, você pode realizar a solicitação junto a seguradora. É importante que você se informe, no ato da contratação, sobre como deve proceder, os documentos que deverão ser entregues, entre uma série de questões relacionadas ao tema.

Como escolher o melhor seguro de vida?

Como você pode perceber, o seguro de vida tem um papel fundamental para a vida familiar. É por meio dele que se pode proteger os demais membros, de forma a garantir que ninguém ficará desamparado. Assim, a família terá uma maior proteção e evita-se, portanto, que seus membros passem por problemas no futuro devido a questões financeiras.

Por isso, é essencial que você busque empresas sérias e responsáveis e que prestem a assistência necessária nos momentos em que o seguro precisar ser acionado. Afinal, quando falamos em seguro de vida familiar, trata-se de algo urgente e também utilizado em períodos extremamente delicados. Logo, o atendimento ao cliente precisa ser de excelência, bem como os atendentes devem ter empatia para lidar com os clientes nessas situações.

Se você deseja adquirir um seguro de vida que seja capaz de proteger você e seus familiares de forma adequada, conte com a Amar Assist. Podemos auxiliar você no processo de contratação da apólice e tirar suas principais dúvidas. Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o tema!


Artigos Relacionados