• área do cliente
  • Quer economizar na hora que sua família mais precisa?

    Clique aqui

    Como manter a mente afiada após os 50 anos

    Aprenda truques fáceis para manter a capacidade da memória após a meia idade

    Homem de meia idade tocando violão

    Muitas pessoas começam a perceber mudanças na memória por volta dos 50 anos. Um sinal típico é a dificuldade em lembrar uma palavra ou nome que costumava vir facilmente à mente.

    À medida que o corpo envelhece, o mesmo acontece com o cérebro, sua capacidade de processar informações rapidamente também diminui. A memória pode falhar devido ao estresse, ansiedade, fadiga, distrações ou sobrecarga.

    Dificuldades de memória também podem ser causadas por medicamentos, problemas de visão ou audição, distúrbios do sono, depressão ou dor crônica - todas coisas que você pode tomar medidas para corrigir.

    Boa forma cardiovascular está relacionada à boa memória. Cardiopatias podem atrapalhar as habilidades mentais. O mesmo vale para obesidade e diabetes. A boa notícia é que muitos lapsos de memória relacionados à idade são perfeitamente normais e não necessariamente sinais de demência devido a doenças cerebrais como o Alzheimer.

    Existem também maneiras simples de ajudar a melhorar o funcionamento da memória cotidiana.

    Protegendo a memória

    Manter a saúde cardiovascular em dia é um potente protetor das funções relacionadas à memória. Pesquisas sugerem que boa alimentação, exercícios físicos, controle do peso e manter-se mentalmente ativo na meia-idade podem ajudar a reduzir os episódios de esquecimento por toda a vida.

    Evitado inflamações crônicas

    A ciência tem provado que inflações crônicas leves podem se tornar um assassino que contribui para doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo II e outras doenças. Converse com seu médico acerca dos seus riscos a inflamações crônicas e o peso da alimentação saudável na proteção anti-inflamatória.

    Coma legumes, frutas e vegetais

    Pesquisas mostram que dietas contendo abundância de frutas, vegetais, legumes, nozes e grãos integrais com pouca carne é o melhor caminho para a saúde cognitiva.

    Exercícios regulares

    Praticar esportes tem vasta influência benéfica sobre as habilidades mentais. Exercícios melhoram a oxigenação do sangue (e por conseguinte a cerebral). Durante a prática esportiva, há produção de substâncias que ajudam a manter a integridade física e funcional do cérebro. Exercícios regulares também ajudam com o sono, que colaboram para o ciclo de saúde cerebral.

    Durma o suficiente

    Para aprender informações novas, você precisa ser capaz de prestar atenção, o que não é possível se você não estiver bem descansado. Também é mais difícil manter memórias e recuperar informações que você aprendeu anteriormente se estiver mal descansado, porque o processo de solidificação de experiências recentes em memórias duradouras ocorre durante o sono. Não é coincidência que a falta de memória seja um sintoma comum da insônia.

    Administre o estresse

    O estresse pode ser útil em pequenas doses para motivação e atenção. No entanto, em excesso ou prolongado, ele afeta negativamente a saúde em geral, especialmente a memória. A exposição prolongada aos hormônios do estresse pode prejudicar o cérebro, incluindo o hipocampo, uma região cerebral fundamental para a memória. Exercício, meditação, sono tranquilo, amizades e outras conexões sociais, e uma abordagem positiva para os desafios da vida podem ajudar a gerenciar melhor o estresse e otimizar a memória.

    Use para não perder

    Desafiar a sua mente ao longo da vida constrói uma proteção contra os efeitos prejudiciais do envelhecimento no cérebro. Pessoas que levaram vidas mentalmente ativas devido à sua educação, trabalho e atividades de lazer têm mais reserva cognitiva - essencialmente "cérebro extra na conta" - para prevenir ou atrasar o declínio das habilidades mentais. É particularmente útil desafiar o seu cérebro aprendendo novas habilidades, como começar a tocar um instrumento musical que você nunca tocou antes ou estudar um idioma estrangeiro que é novo para você.

    Aprenda técnicas de memória

    Existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo suas habilidades de memória existentes. Use as mais diversas ferramentas para organizar e guardar informações para rápida consulta além de guardá-las apenas na memória. Tente manter itens como chaves e cartões nos mesmos lugares. Tente decorar coisas, nem que seja por diversão. Jogos ou desafios, como palavras cruzadas, são provadamente úteis Leitura é considerado um dos melhores remédios para a memória. Quem lê muito tem menor propensão ao Alzheimer.


    Plano Funerário Familiar

    Garanta um futuro tranquilo para sua familia com o melhor plano funarário do Brasil, Completo, Sem custos adicionais.

    Ao clicar em “Quero mais informações”, você confirma que seus dados estão corretos e concorda com a Política de Privacidade.