CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Confira o passo a passo para escrever uma nota de falecimento

Saiba mais para que serve uma nota de falecimento e como escrever

de Amar Assist , 14 OUTUBRO de 2020

Uma mulher branca, loira, com uma trança escama de peixe ao lado do pescoço; está sentada em uma mesa de madeira, escrevendo em caderno com um lápis na cor dourada; ao lado do caderno tem uma xícara em cima de uma pires, nas cores verde- água.
A morte de uma pessoa traz muita comoção e também envolve diversas providências. Uma delas é a nota de falecimento, responsável por comunicar o óbito e mobilizar as pessoas para que façam as suas homenagens, além de prestarem apoio aos familiares.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Assim, a nota de falecimento pode ser destinada a algum grupo do qual o falecido fazia parte, como uma empresa, universidade, condomínio, instituição religiosa, entre outros. Também pode se destinar à comunidade em geral.

Como se trata de uma situação bastante delicada, é importante que se tenha alguns cuidados com a escrita, o que garante o respeito com a pessoa que morreu, com a família e com os amigos que vivem a dor do luto.

Neste artigo, apresentaremos algumas informações importantes sobre como escrever uma nota de falecimento de maneira cuidadosa. Continue a leitura para conferir.

Qual é a importância da comunicação do falecimento?

Como vimos, esse comunicado faz com que um grupo seja notificado sobre a morte de alguém que fazia parte daquele círculo. Ele representa a solidariedade e o pesar coletivo, além de permitir que as pessoas prestem as suas homenagens e ofereçam conforto aos familiares.

Dessa maneira, a nota de falecimento pode trazer maior sensação de acolhimento para quem acabou de perder um ente querido, pois registra a importância da pessoa que morreu. A comunicação também demonstra um cuidado com as pessoas que tinham alguma proximidade com o falecido, por serem notificadas.

Como elaborar a nota de falecimento?

A escrita da nota de falecimento exige alguns cuidados, o que evita apresentar informações incorretas, expor dados indesejados ou falar de maneira indelicada. Veja alguns passos importantes que devem ser observados ao redigi-la.

Escolha a pessoa que escreverá a nota

Quando se decide escrever esse comunicado, é preciso escolher uma pessoa que tinha proximidade suficiente para a elaboração do texto. Com isso, é possível ter mais informações e produzir uma nota que seja adequada. Se surgir alguma insegurança, é aconselhável envolver pessoas diferentes na edição. Isso permite perceber erros e evitar confusão nas informações.

Caso a iniciativa seja da família, é recomendado, ainda, escolher alguém que esteja em boas condições emocionais para fazer isso. Se partir de uma empresa ou organização mais formal, a nota pode ser escrita pela equipe de comunicação.

Tenha a autorização da família

Depois de definir como pretende fazer a nota, é fundamental consultar a família e pedir a autorização para a divulgação do óbito e das cerimônias de despedida. Essa abordagem precisa ser cuidadosa e deve haver respeito caso as pessoas próximas desejem discrição.

Quando a iniciativa parte do grupo familiar, é importante que exista uma conversa para que a comunicação seja feita com atenção. Dessa forma, é possível evitar desconfortos para as pessoas que estão enlutadas ou expor alguma informação que poderia ser contrária ao desejo de quem faleceu.

Insira dados completos sobre a pessoa que faleceu

Uma nota de falecimento deve trazer as informações a respeito de quem morreu, para que as pessoas possam identificá-la. Assim, é importante que ela contenha dados completos e corretos.

Essa parte é essencial para o texto, portanto, deve aparecer logo no início. É por esses dados que os leitores poderão identificar a pessoa que faleceu, para verificarem se é referente a alguém que conheciam.

Nesse sentido, é válido acrescentar alguma referência que seja relevante para o reconhecimento, como um apelido ou a profissão. Em alguns casos, pode ser adicionada uma foto da pessoa. A causa da morte pode ser acrescentada, se for considerado necessário.

Apresente informações objetivas sobre as cerimônias de despedida

Com a autorização da família, o texto pode trazer informações sobre as cerimônias de despedida e homenagens, para que as pessoas que desejarem prestar a sua solidariedade e carinho possam comparecer.

Para isso, é fundamental que os dados sejam muito objetivos e completos. É preciso informar a data e local do velório, cremação ou sepultamento com bastante clareza. São dados que podem aparecer no segundo parágrafo da nota, abaixo das identificações do falecido.

Escreva de maneira respeitosa

O respeito ao falecido e à família são fundamentais, portanto, é válido reforçar que isso deve estar presente tanto na nota quanto na solicitação de autorização. É preciso ter a consciência de lidar com a delicadeza de uma situação de luto e de dor, em que as pessoas estão bastante sensibilizadas.

Nesse sentido, a nota de falecimento é a responsável por dar a notícia de um óbito, portanto, deve ser feita com empatia e atenção aos detalhes no momento da escrita. A forma como ela é noticiada também é importante. Vamos entender melhor esse assunto no próximo tópico.

Como divulgar a nota de falecimento?

Para fazer um texto dessa natureza é preciso definir o meio pelo qual ele será apresentado. Pode ser por redes sociais, site institucional, mural, jornal, informes religiosos etc. Essa escolha precisa considerar para quem se pretende comunicar e quem emite a nota de falecimento.

O meio em que se veicula a informação faz diferença na forma de escrita, pois ele pode ter suas regras próprias. Uma nota postada em rede social, por exemplo, não precisa ter a mesma formalidade de um site institucional.

Assim, é preciso que se adapte o texto, sem deixar de mostrar a solidariedade e empatia com os enlutados. Da mesma maneira, ele deve se adequar aos endereçados. É fundamental que a nota seja assinada em nome do grupo ou instituição.

Em alguns casos, em condomínios, por exemplo, é mais adequado enviar esse texto para cada morador em particular, em vez de deixá-lo afixado em área comum. Isso permite uma comunicação um pouco mais pessoal e preserva os familiares.

Como vimos, escrever uma nota de falecimento é muito importante para que as pessoas tomem conhecimento da morte de alguém próximo e possam prestar suas homenagens. Seguir as dicas apresentadas é uma boa maneira de passar essa mensagem com clareza e com muito respeito à memória do falecido.

Para ajudar outras pessoas a compreenderem melhor sobre a nota de falecimento e qual a forma mais adequada de redigi-la, compartilhe este texto em suas redes sociais.


Artigos Relacionados