CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Homenagem póstuma para alguém especial que faleceu

Celebre as memórias do seu ente querido

de Amar Assist , 23 OUTUBRO de 2020

Uma mulher grávida, com cabelos castanhos, vestida com uma blusa de manga longa rosa, está com uma mão sobre a barriga e na outra mão está segurando algumas fotos; ao seu lado temos uma mulher com cabelo curto chanel branco, em seu colo tem um álbum de fotos, com uma mão segura algumas fotos e mostra para a mulher que está ao seu lado; ambas estão sentadas em um sofá
Quando uma pessoa muito querida falece, é gerada uma grande comoção. A dor da perda traz a necessidade de encontrar conforto em lembranças, conversas e na tentativa de superar o luto. A homenagem póstuma faz parte desse momento, como uma forma de celebrar a vida daquela pessoa tão especial que não está mais presente.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


A mais comum é o velório, que é bastante tradicional e reúne familiares e amigos para oferecerem suas orações e realizarem a despedida. Contudo, ela pode ser feita também em outros momentos, como ao completar anos do falecimento, no dia que seria o aniversário da pessoa ou em outra data importante.

Independentemente do momento em que é feita, essa é uma oportunidade de unir as pessoas que permanecem vivas e de superar a dor por meio do amor e do carinho. Por isso, é um momento bastante significativo.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para fazer uma homenagem póstuma. Continue a leitura para conferir.

Relembre bons momentos

A homenagem póstuma é uma alternativa para trazer maior conforto e acolhimento no período de luto e para manter a memória do ente querido viva ao longo dos anos. Assim, durante a sua organização, buscar as lembranças dos bons momentos e do que aquela pessoa representou é uma maneira de se inspirar.

Para isso, você pode falar com outras pessoas que eram próximas de quem faleceu e que tenham boas experiências para compartilhar. Durante a homenagem, os presentes também podem ser incentivados a contar suas histórias e, com isso, celebrar tudo de bom que ficará para sempre marcado na memória.

Cuide dos detalhes

Uma grande declaração pode estar nos detalhes, portanto, é importante ter atenção especial a isso. Uma boa ideia é preparar lembrancinhas que tragam uma visão positiva a respeito do falecido, para proporcionar uma sensação de conforto e marcar a sua presença simbólica.

A decoração precisa estar alinhada aos gostos e ao perfil do homenageado, assim como o discurso, caso vá fazer algum. O mais interessante é fugir de modelos já prontos e falar sinceramente dos sentimentos que envolvem o momento e a pessoa querida.

Além das cerimônias, os gestos de afeto também podem acontecer no seu cotidiano. Usar um acessório que simbolize a relação de vocês, manter uma fotografia da pessoa ou qualquer coisa que tenha algum significado especial pode ser uma forma de homenageá-la todos os dias.

Defina a duração e a quantidade de pessoas

Para aproveitar bem o momento e evitar que ele se torne cansativo ou que aconteça sem a presença de todos que gostariam de comparecer, é importante planejar bem o tempo. Quando isso é feito no velório, é um pouco mais difícil, pois existem fatores como o tempo de chegada de familiares e amigos que viajam para a despedida e a necessidade de organização imediata. Porém, em homenagens por alguma data é possível ter esse cuidado antecipado.

Da mesma forma, a quantidade e quem serão as pessoas recebidas faz diferença. Isso permite conhecer a proximidade dos presentes com o falecido e pedir algum tipo de contribuição para tornar a cerimônia ainda mais bonita, por exemplo, uma foto.

Leve objetos significativos para a pessoa que faleceu

Os objetos podem ser muito importantes para marcar a memória de uma pessoa especial. Se ela tinha algum pertence do qual gostava muito ou alguma paixão como o time do coração, um instrumento musical, a sua profissão ou qualquer outra referência que seja marcante para quem fazia parte da sua convivência, é possível usar esses elementos para compor a cerimônia.

A organização do local precisa ficar totalmente personalizada, para que faça referências à personalidade de quem está sendo homenageado. Objetos que tenham valor espiritual podem ser usados, com respeito ao que cada família acredita.

A opção de usar objetos também é uma alternativa para situações como um casamento, formatura ou outro evento importante, em que se deseje representar alguém muito querido que não pôde estar presente.

Conte com o apoio de outras pessoas

Como vimos, a participação de outras pessoas para reunir memórias e compartilhar o momento é fundamental. Isso marca a união e o carinho, que são a essência de uma cerimônia em memória de alguém que faleceu.

Manter a união nesse momento é preciso, por isso, é recomendado buscar a opinião de outras pessoas a respeito das melhores maneiras de homenagear. Não precisa necessariamente ser uma cerimônia, ela pode acontecer da forma como a família se sentir mais confortável.

Converse com quem fez parte da vida do falecido e veja como é possível contribuir com a cerimônia. Se achar necessário, pode também pedir auxílio a uma empresa especializada, como uma agência funerária, que já tem experiência em situações assim, o espaço adequado e maior preparo para fazer uma bonita decoração, com respeito aos sentimentos presentes.

Invista nas flores

As flores têm um simbolismo muito grande para as homenagens. Além de trazerem maior tranquilidade e beleza ao ambiente, elas representam muitos sentimentos. Apesar de se tratar de uma situação de luto, é importante que o local transmita conforto e sensações agradáveis. Isso ajuda a manter uma memória mais positiva, o que pode contribuir para a superação da tristeza de perder alguém querido.

A escolha das melhores flores fica por conta da preferência da família e do que mais combina com o homenageado. Elas também podem ser entregues a quem participar da cerimônia, como uma representação do momento e do carinho que foi compartilhado.

A entrega de flores é uma tradição que não precisa acontecer apenas em datas específicas. Levá-las ao túmulo é uma forma de representar os bons sentimentos, como o respeito e o amor, que permanecem mesmo após a morte. Também mantêm o local bonito e bem cuidado, o que é uma maneira de preservar a memória de quem se foi.

Como vimos, existem muitas formas de se fazer uma homenagem póstuma, que não precisa acontecer apenas no velório. Ela pode ser feita em datas importantes ou a qualquer momento que a família e os amigos considerarem válido.

Compartilhe este texto em suas redes sociais e mostre para as pessoas próximas algumas maneiras de se demonstrar o carinho e a saudade por alguém que faleceu.


Artigos Relacionados