CENTRAL NACIONAL DE VENDAS: 4020-3852 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150

Saiba o que considerar para escolher um cemitério em São Paulo!

Este é um momento importante, vale a pena parar por alguns minutos e saber o que considerar para escolher um cemitério em São Paulo.

de Amar Assist , 2 JUNHO de 2020

Saiba o que considerar para escolher um cemitério em São Paulo!
A perda de um ente querido é um momento bastante difícil e delicado. Além da dor, é preciso lidar rapidamente com diversas questões relacionadas ao funeral. E uma destas questões é encontrar um cemitério de sua escolha, o que pode se tornar um grande desafio quando a família não tem um jazigo próprio.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Certamente existem os cemitérios públicos, que devem garantir a todo cidadão o direito de ser sepultado com respeito, mas muitos desses locais sofrem com a superlotação e encontrar uma vaga pode ser um grande desgaste.

Por isso, se a escolha da maioria dos membros da família é pelo sepultamento e vocês ainda não têm um jazigo próprio, leia o artigo até o final e confira algumas dicas sobre o que é preciso levar em consideração na hora de escolher um cemitério em São Paulo.

O tipo de cemitério

Ao pensarmos em cemitérios, logo vem à mente a imagem mais tradicional desses espaços, onde os sepultamentos são realizados no chão ou em jazigos. Mas você sabia que esse não é único modelo existente? Confira quais são os tipos de cemitérios.

Cemitério horizontal

Trata-se do modelo de cemitério mais comum e antigo, onde os corpos são sepultados em túmulos no chão ou dentro de mausoléus. Em muitos cemitérios, os jazigos recebem bonitas construções, onde são colocadas placas de homenagem, fotos e flores. Também existem os cemitérios onde todo o terreno é gramado, formando um lindo jardim e as placas de identificação são postas diretamente no chão.

Cemitério vertical

É conhecida a falta de espaço na maioria dos cemitérios do país (e do mundo), portanto, uma solução que tem se tornado bastante popular são os cemitérios verticais.

São espaços semelhantes a prédios, onde os corpos são sepultados em gavetas. Além de ajudarem a solucionar o problema da falta de espaço, esses locais são uma solução ambiental bastante interessante — tendo em vista que eles precisam respeitar diversas regras e um sistema específico para evitar a dissipação de gases.

Cemitério ecológico

Um dos maiores problemas causados pelos cemitérios tradicionais está relacionado ao meio ambiente, pois os gases e líquidos provenientes da decomposição podem afetar o solo e os lençóis freáticos. Os cemitérios ecológicos surgem, então, como uma solução, aplicando a tecnologia nesse processo. Além disso, os custos de manutenção são menores.

A infraestrutura

Só quem já teve que lidar com a perda de um familiar sabe o quanto esse momento, além de triste, pode se tornar bastante desgastante caso não exista a infraestrutura adequada. Um local que já conte com as salas de velório, por exemplo, pode facilitar bastante a locomoção dos presentes, especialmente em uma cidade como São Paulo, em que o trânsito é quase sempre carregado.

Por isso, ao escolher um cemitério, esteja atento a fatores como:

● salas de velório, tanto em quantidade quanto em qualidade;

● cafeteria, lanchonete ou outro espaço para alimentação;

● segurança, como câmeras, porteiros e outros profissionais;

● floricultura.

Todos esses detalhes vão garantir mais conforto aos familiares e amigos, além da própria segurança. Lembre-se de que a duração do velório costuma ser de várias horas e as pessoas precisam se alimentar, descansar e se sentirem protegidas nesse momento já tão fragilizado.

As referências

A melhor maneira de saber se a sua família será bem acolhida em um momento doloroso como esse é perguntar para quem já passou por isso como foi todo o procedimento. Descubra a opinião de amigos e pessoas mais próximas sobre os cemitérios da região, o que acharam do atendimento e dos serviços oferecidos quando precisaram e como é o processo de visitação, taxas adicionais, entre outros fatores que sejam relevantes para você.

Os serviços funerários oferecidos

Cada cemitério tem a sua política e os serviços oferecidos para o momento do sepultamento. Parecem apenas detalhes, mas esses serviços podem se tornar burocráticos no momento mais difícil.

Por isso, pergunte sobre os procedimentos do velório e do sepultamento, a disponibilidade dos funcionários do local, as regras gerais tanto para a hora do sepultamento quanto para as visitações etc. Por fim, questione sobre custos adicionais e a assistência oferecida.

A Amar Assist possui planos funerários familiares que atendem às mais diversas necessidades, com ampla cobertura nacional e auxílio em diversos procedimentos, sempre, é claro, prezando pela comodidade e o total respeito à família.

Os custos

Os custos de um sepultamento envolvem desde a preparação e transporte do corpo até os ornamentos e o próprio procedimento — como enterro ou cremação. Ou seja, os gastos podem ser altos e podem acabar pegando muitas pessoas de surpresa, preocupando aquelas que não estavam financeiramente preparadas para esse momento.

Normalmente a escolha é feita por cemitérios municipais, principalmente pelos custos mais baixos. No site da Prefeitura Municipal é possível verificar as principais informações sobre eles, como telefone e endereço.

Essas foram algumas dicas de como escolher o melhor cemitério em São Paulo. Considere todos os fatores juntamente aos seus familiares e tenha a certeza de que existem empresas prontas para ajudar nesse momento, como a Amar Assist, que oferece diversas opções de planos funerários, além de assistência funeral e seguros garantidos pela MAPFRE Seguros, prezando sempre por um atendimento personalizado e humanizado.

Gostou deste conteúdo e quer planejar um futuro tranquilo para você e para sua família? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo! Estamos prontos para tirar dúvidas, apresentar as melhores soluções e apoiá-lo!