EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Empresa Amiga do Idoso!
Ao enviar os seus dados para saber mais sobre o nosso Plano Funerário Familiar, automaticamente, você faz uma doação para o Instituto Velho Amigo.

Conheça os 6 maiores mausoléus ao redor do mundo

Saiba o que é um mausoléu e conheça os maiores mausoléus pelo mundo

Três crianças e um adulto em volta de uma sepultura.

Você sabia que a visita a mausoléus é uma tradição turística em todo o mundo? Apesar de parecer estranho em um primeiro momento, esses locais, construídos para honrar memória de pessoas importantes, trazem consigo muito do legado e da história mundial, seja de um período histórico específico ou de uma nação.

Alguns deles, por exemplo, são Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Sabia disso? Quando você conferir a lista que faremos neste artigo, reconhecerá vários deles, mas, provavelmente, você não sabia que eles eram mausoléus imponentes em todo o mundo.

Continue lendo e veja os 6 maiores mausoléus encontrados no mundo e saiba mais sobre cada um deles. Boa leitura!

Quais as diferenças entre mausoléu e jazigo?

Mas, afinal, o que são os mausoléus e quais suas diferenças em relação ao jazigo? O mausoléu é um monumento funerário, normalmente de grandes proporções, criado para armazenar os corpos de pessoas importantes ou pessoas de uma mesma família.

Agora você deve estar se perguntando "mas o que é jazigo?". Ele é o túmulo no qual ficam os corpos das pessoas falecidas após o sepultamento. Diferentemente dos mausoléus, não há nenhum tipo de construção encima do jazigo. Nesse caso, normalmente, pode ser necessário realizar a exumação de corpos para que um novo familiar tenha a possibilidade de ser sepultado no mesmo local.

Falar sobre plano funerário ainda é um tabu, porém, imprevistos acontecem. Saiba como se planejar financeiramente!

Quais são os 6 maiores mausoléus encontrados no mundo?

Muitos mausoléus são considerados pontos turísticos e até mesmo patrimônios da humanidade. Sabia disso? Alguns deles, inclusive, recebem turistas, principalmente no dia dos mortos. Veja os principais a seguir.

1. Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé, no Egito, são alguns dos monumentos mais antigos do mundo e tratam-se, assim, de mausoléus a céu aberto, com uma arquitetura de tirar o fôlego. No complexo de três pirâmides, estão armazenados os corpos de grandes faraós: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

As pirâmides são símbolos da Antiguidade e promovem profunda admiração e espanto pela arquitetura arrojada que perdura milênios, sendo um grande feito de engenharia. Perto do complexo, você pode encontrar outras pirâmides que abrigam corpos de outros faraós, como a pirâmide em escada de Djoser e a pirâmide torta de Dashur. O complexo fica próximo a Cairo, capital do Egito. Portanto, caso vá ao país, não deixe de visitar o local.

2. Vale dos Reis

Outro mausoléu presente no Egito é o Vale dos Reis, localizado na cidade de Luxor. Trata-se de um local construído para abrigar diversas tumbas com os corpos de faraós poderosos do local.

É no Vale que é possível encontrar a câmara funerária de Tutankhamon, na qual foi encontrada uma série de tesouros. No mesmo local, também estão os corpos de outros faraós, como Ramsés II e Amenhotep III.

Hoje esse também é um monumento turístico que recebe milhares de visitas por ano. Assim, caso tenha oportunidade, não deixe de visitar.

3. Hôtel des Invalides

O Hôtel des Invalides está localizado em Paris, na França, e foi construído em 1670. Construído sob o reinado de Rei Luís, a ideia era que o mausoléu abrigasse militares importantes da época. Uma das figuras grandiosas que está sepultado no lugar é Napoleão Bonaparte, considerado um dos líderes controversos da história da França. Seu corpo está dentro de um sarcófago de pórfiro.

No local, você pode visitar diversas tumbas entre os diversos museus presentes dentro do complexo do Hôtel. Além disso, a arquitetura histórica é de tirar o fôlego.

4. Tumba de Ciro, o Grande

No Irã, temos a Tumba de Ciro, conhecido como um dos grandes estadistas da Antiguidade, sendo responsável por diversas conquistas que criaram o Império Turco-otomano. Após sua morte, seu corpo foi levado para ser abrigado nessa tumba, como uma forma de lembrar a sua história e importância.

Ciro propiciou a criação de um império que existia entre a Turquia e a Índia, um dos maiores da história mundial. Ele proporcionou, também, a modernização do sistema legal, de comunicações e transportes do Império Turco-otomano. Por isso, apesar de modesto, seu túmulo é um símbolo de sua importância para a região.

Ele fica ao sudoeste do Palácio de Pasárgada, também outro ponto turístico bastante conhecido. Caso visite a região, pode ser um bom local para conhecer. Ele é listado como um dos Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

5. Obelisco do Ibirapuera

Você sabia que um dos monumentos clássicos da cidade de São Paulo, o Obelisco do Ibirapuera, é um mausoléu criado como forma de homenagear as pessoas que participaram da Revolução Constitucionalista em 1932, que gerou combates contra o ex-presidente Getúlio Vargas?

O monumento abriga o corpo de estudantes que fizeram parte do ato (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram cremados após serem assassinados durante a repressão a um protesto estudantil contra o então presidente) e de outros 713 combatentes mortos neste período. No dia 9 de julho, são relembrados os acontecimentos dessa data e prestam-se homenagens aos falecidos no episódio.

6. Taj Mahal

Considerado uma das Maravilhas do Mundo Moderno, você sabia que o Taj Mahal é um mausoléu? Ele foi construído na cidade de Agra, na Índia, entre os anos de 1631 e 1648, por ordem do imperador Shah Jahan, para homenagear a sua esposa favorita (Mumtaz Mahal), como um símbolo do seu amor eterno por ela. Atualmente, milhares de turistas frequentam esse que é um dos mais fabulosos e imponentes mausoléus do Oriente.

7. Abadia de Westminster

A Igreja Anglicana, que foi o local de casamentos emblemáticos como o do Príncipe William e a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é um dos locais que abrigam corpos de pessoas extremamente importantes para a história do Reino Unido e, também, mundial.

Por exemplo, é nesse local que estão sepultados os corpos de Charles Darwin, Isaac Newton e diversos reis que comandaram o Reino Unido. Contudo, um dos corpos mais importantes é de uma pessoa que não sabemos quem é: a Tumba do Soldado Desconhecido.

O corpo, encontrado durante a Primeira Guerra Mundial, é de um soldado cuja identidade não foi recuperada antes de ser conduzido para a abadia. A Tumba fica logo na entrada da Abadia, no chão, e é a única tumba em que é proibido que os visitantes pisem.

Como você pôde perceber, o mausoléu é uma opção bastante utilizada para homenagear pessoas importantes na história ou, até mesmo, para vida de algumas pessoas (como no caso do Taj Mahal). São curiosidades interessantes, não é mesmo?

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Siga nosso perfil no Facebook e receba as publicações em seu feed de notícias.


Você deseja conhecer nossos planos? Preencha o formulário abaixo!