EM CASO DE ÓBITO: 4020-2358 (disque a partir da sua cidade)
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONVENIADO: 0800 024 1150
Plano Funerário Familiar
a partir de R$ 75 mensais
Grátis
  • Assistência Residencial
  • Consultas PET
  • Mecânico e Guincho (carro e moto)
  • Seguro de vida de 20 mil
Garanta hoje a proteção que sua família merece.

Entenda já as diferenças entre funerária e plano funerário

Você sabe a diferença entre funerária e plano funerário? Leia e confira!

de Amar Assist , 18 JANEIRO de 2021

Uma senhorinha de cabelo branco está segurando a mão de sua neta adulta.
Apesar de serem palavras parecidas, a funerária e o plano funerário são serviços completamente diferentes. Diferenciar os dois é fundamental para saber quem procurar quando se precisa desses serviços. Também é uma oportunidade de pensar em maneiras de otimizar o planejamento da família para os momentos difíceis.


Plano Funerário Familiar

Cuide bem de quem você ama.


Lidar com a burocracia e as despesas de um funeral é uma tarefa árdua, que pode ser minimizada com o uso de serviços personalizados. Conhecer as opções disponíveis no mercado e saber o que procurar é o primeiro passo para ter mais tranquilidade.

Você sabe as diferenças? Para entender mais sobre o tema e conseguir separar funerária de plano funerário, leia nossos esclarecimentos sobre o tema neste artigo. Boa leitura!

 O que é uma funerária?

A funerária, ou casa funerária, é o local em que se organiza o velório e a preparação do corpo para o funeral, seja com sepultamento ou cremação. É nesse local que o corpo é higienizado, preparado e colocado na urna funerária.

Esse estabelecimento oferece uma variedade de serviços funerários, para que os familiares realizem a cerimônia de despedida conforme desejarem. Os produtos e serviços disponíveis em uma funerária são:

  • embalsamamento e preparação do corpo (tanatopraxia);
  • venda de urnas;
  • ornamentação da urna funerária com flores;
  • traslado para o local do velório, cremação ou sepultamento;
  • venda de velas, coroas de flores, ornamentos e artigos religiosos para a cerimônia.

O que é um plano funerário?

O plano funerário é bem diferente da funerária. Trata-se de um serviço para quem quer planejar as despesas com funerais na família. A cobertura abrange vários itens necessários para a conclusão de um funeral, eliminando a necessidade de gastar com isso quando um falecimento acontecer.

Um plano funerário familiar cobre várias despesas, inclusive aquelas que são realizadas na funerária. Além de pagar pelo trabalho da funerária, um plano pode incluir:

  • assistência 24 horas, com cobertura nacional;
  • despesas com cremação ou sepultamento;
  • transporte funerário;
  • diária de câmara fria;
  • realização de velório;
  • funeral completo, inclusive a documentação e taxas;
  • assistência de um agente familiar;
  • aquisição de jazigo;
  • seguro internação;
  • serviços de assistências aos clientes com seus carros, casas e pets.

Quais as diferenças entre funerária e plano funerário?

Agora que você entendeu que a funerária é um estabelecimento e o plano funerário é um serviço para assistência e cobertura de despesas, fica mais simples entender que são bem diferentes. Além do que já foi explicado, destacam-se as seguintes diferenças entre os dois.

Serviços oferecidos

Enquanto a funerária fornece produtos e serviços ligados apenas ao funeral propriamente dito, o plano funerário vai além. O plano atua em todas as burocracias do falecimento, cobrindo despesas com a funerária, assistência e taxas para documentação, sepultamento, cremação e até mesmo a aquisição de um jazigo.

Além desse suporte para funerais, o plano funerário familiar também conta com coberturas adicionais para assistência domiciliar, veicular, pet e seguro internação. Por isso, o plano funerário tem serviços mais abrangentes que a funerária.

Custo-benefício

O custo-benefício dos produtos e serviços oferecidos por uma funerária é baixo. A contratação é obrigatória, não há espaço para muita negociação e o custo pode ser uma grande surpresa para o orçamento familiar.

O plano funerário, por sua vez, tem um ótimo custo-benefício, pois o valor mensal para uma cobertura familiar de pessoas de qualquer idade é baixo. Considerando ainda as comodidades, assistência e a eliminação de várias despesas obrigatórias em um funeral, os benefícios superam muito o valor pago.

Burocracia

A funerária auxilia os clientes apenas com uma parte da burocracia, dentro daquilo que foi contratada para fazer. O resto da documentação do óbito e do funeral caberá à família.

Caso opte por um plano funerário familiar, no entanto, a burocracia fica muito mais simples. A assistência inclui um agente familiar, que dará todas as orientações para os trâmites necessários, reduzindo a burocracia e os erros por desconhecimento dos processos do sistema funerário.

Amparo

As funerárias oferecem serviços básicos e ajudam o cliente em questões do velório e da preparação do corpo. É claro que há um nível de amparo prestado pelo atendimento da funerária, pois os profissionais são treinados e entendem do assunto. Ainda assim, depois que a empresa termina sua parte no serviço, a família está só.

A vantagem de contar com um plano funerário também é muito relevante quando falamos do amparo. A assistência é 24 horas e todo o processo, desde o óbito até a conclusão dos documentos, é acompanhado pelos agentes familiares. Num momento tão triste da vida, em que é difícil se concentrar nas coisas mais simples, ter ajuda para navegar pela burocracia e receber todo o amparo para que tudo corra bem é um grande diferencial.

Quais os benefícios de um plano funerário?

Contar com um plano funerário familiar, como visto, é um grande auxílio para a família no momento de um falecimento. Com a contratação, o titular se torna um verdadeiro anjo da guarda para seus familiares. Ao escolher um bom plano funerário, o cliente conta com várias vantagens:

  • economia de despesas com coroa de flores, enterro, cremação e velório, de acordo com a escolha da família;
  • cobertura de taxas e auxílio na obtenção de todos os documentos para os trâmites funerários;
  • mais tranquilidade em um momento difícil, com assessoria especializada e cobertura de despesas de grande valor;
  • possibilidade de personalizar o plano de acordo com o perfil da família, quantidade de membros e serviços adicionais desejados, como seguro de vida, jazigo, seguro internação e outros;
  • viabilidade de contratação para cobertura de pessoas em todas as idades, até mesmo sem carência.
Entender o papel da funerária e do plano funerário no falecimento de alguém é muito importante para se organizar. O planejamento financeiro de uma família deve considerar questões como internações, doenças e falecimentos.

Assim, a morte de um ente querido se torna menos dramática para quem tem um plano funerário familiar. As altas despesas da funerária podem ser cobertas, com atendimento a diversos perfis. Trata-se de um serviço interessante para quem se preocupa com o planejamento financeiro familiar.

Gostou do artigo? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para informar mais pessoas sobre o tema!


Artigos Relacionados